Política
Tendência

Opção de Mendanha pelo Podemos leva a racha e debandada no partido

O prefeito já avisou ao ex-governador Marconi Perillo que não tem interesse em se filiar ao PSDB, partido que acumula desgastes pelas derrotas nas eleições de 2018 e 2020. E Mendanha foi mais além: não aceita a indicação de um tucano como candidato a vice-governador em sua chapa.

Helton Lenine – Diário de Aparecida Impresso

Após deixar o MDB, o prefeito de Aparecida Gustavo Mendanha acertou com a deputada federal Renata Abreu (SP), presidente nacional do Podemos, a sua filiação ao partido, pelo qual pretende disputar o governo de Goiás nas eleições de 2022. Ao ingressar no Podemos, o que fará até o final de março próximo, Mendanha provocará crise, racha e debandada, a começar pelo atual presidente da legenda em Goiás, deputado federal José Nelto, que deve migrar para o DEM.

Felipe Cortês, secretário-geral nacional do Podemos e secretário municipal em Aparecida, é o interlocutor junto ao comando nacional para o afastamento de José Nelto e o ingresso de Mendanha. Dos 14 prefeitos eleitos em 2020 pelo Podemos, pelo menos 10 deverão deixar o partido, já que estão comprometidos com a reeleição do governador Ronaldo Caiado, entre eles Vanuza Valadares, de Porangatu; Adib Elias, de Catalão; e Lucas de Carvalho Antonietti, de Águas Lindas de Goiás.

Mendanha, ao fazer opção pelo Podemos, divide não apenas o partido, mas também as demais siglas oposicionistas. O prefeito já avisou ao ex-governador Marconi Perillo que não tem interesse em se filiar ao PSDB, partido que acumula desgastes pelas derrotas nas eleições de 2018 e 2020. E Mendanha foi mais além: não aceita a indicação de um tucano como candidato a vice-governador em sua chapa.

O Patriota, que é dirigido em Goiás pelo marqueteiro Jorcelino Braga, trabalha para confirmar a candidatura a governador de Jânio Darrot, ex-prefeito de Trindade, avisando a Mendanha que qualquer apoio só ocorrerá no segundo turno, se houver. Jorcelino Braga também avisou a Jânio Darrot e a Gustavo Mendanha: o Patriota não quer qualquer aproximação com o PSDB dos ex-governadores Marconi Perillo. Braga e Perillo foram personalidades de atritos políticos durante o governo Alcides Rodrigues (PP).

O deputado federal João Campos, presidente do Republicanos de Goiás, busca aproximação com Gustavo Mendanha, já que sonha em ser candidato ao Senado, se não pela base governista, que seja pela oposição. No espectro oposicionista, tem também o pequeno PL, dirigido em Goiás pelo casal Flávio Canedo/Magda Mofatto. Inicialmente, o partido sonhou com a filiação de Gustavo Mendanha, mas foi descartado. Agora, o PL vive a expectativa de indicar o vice na chapa de Mendanha. Mas a maioria dos 13 prefeitos do PL já aderiu à campanha pela reeleição de Caiado de, entre eles Francisco “Chico Vaca” (Corumbá de Goiás) e Alécio Mendes (Leopoldo de Bulhões). (H.L.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo