Entretenimento

Orquestra Sinfônica prepara homenagem para o Dia do Trabalhador

Quem estava passando pelo centro de Goiânia, na manhã desta segunda-feira (26/4), foi surpreendido pela propagação do som da Orquestra Sinfônica de Goiânia, que se apresentava no 1º andar do Edifício Parthenon Center, na rua Rua 4. Doze músicos foram regidos pelo maestro Eliel Ferreira, que estava na mesma altura, em um quarto do hotel em frente ao prédio onde fica a sede da Orquestra.

Genivaldo Miranda é músico aposentado pelo Exército e se surpreendeu com o som vindo do alto. “Me dei de cara com esse presentão logo cedo! Sou flautista e saxofonista, um verdadeiro amante da arte e boa música. Foi realmente um presente pra mim e, com certeza, para quem também estava passando e parou para ouvir, assim como eu. Além disso, uma grande homenagem aos comerciantes da região”, afirmou.

Com instrumentos de sopro e percussão, o som ecoou, surpreendeu e emocionou quem passava pela rua. “É mais um belo projeto da Orquestra Sinfônica de Goiânia que, desta vez, presta especialmente uma homenagem aos trabalhadores. Vivemos tempos difíceis com a pandemia, muitos trabalhadores e comerciantes passaram por dificuldades. Então, por meio desta ação, a Prefeitura de Goiânia está propagando cultura e música de qualidade. No próximo sábado (1º/5), o concerto será exibido para todos nos canais da Orquestra e da Prefeitura”, explica o secretário municipal de Cultura, Zander Fábio.

Eliseu Ferreira, maestro diretor da Orquestra, ressalta que a ação é para que as pessoas se identifiquem e sintam a orquestra como um bem público, acessível. “Executamos a obra Fanfarra para o Homem Comum, de Aaron Copland, justamente porque queremos homenagear as pessoas comuns, os trabalhadores comuns, que vivem o dia a dia, que trabalham e que gostam de música, de arte. Portanto, um projeto para que todos se identifiquem”, pontua o maestro.

O timpanista Wallace Patriarca integra a Orquestra há 26 anos. Para ele, a música é um bem comum e essencial. “Não só nos grandes momentos, como também, na simplicidade do dia a dia. Tendo consciência de nossa importância, buscamos maneiras de estar cada vez mais presentes na vida das pessoas, mesmo que seja online, já que é o que a pandemia nos permite. É uma grande emoção tocar e sentir a reação das pessoas que nos assistem”, declara.

O vídeo final editado contará também com participação das vozes do Coro Sinfônico de Goiânia. Coristas, que estão em casa estudando, ensaiando e desenvolvendo seus trabalhos, vão unir suas vozes aos sons dos instrumentos. “Seguindo o propósito de apresentar nosso trabalho e ocupar nosso espaço, mesmo que online, o projeto do Dia do Trabalhador visa não só homenagear os profissionais presentes em nosso cotidiano, mas também, cumprir com a missão oferecer de cultura para nossa sociedade”, conclui o maestro Eliseu.

O concerto inédito será exibido pelas redes sociais da Orquestra e canais do Youtube da Prefeitura e Orquestra.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo