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Pacientes da UTI do Hospital Materno-Infantil recebem visita virtual

Com tecnologia e tratamento humanizado, unidade do Governo de Goiás propicia o vínculo afetivo durante o período da pandemia

Da Redação

Sempre voltado para o tratamento humanizado, o Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), unidade do Governo de Goiás, adotou a visita virtual aos pacientes internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) da unidade. Com as visitas presenciais suspensas desde o dia 23 de março, como parte do protocolo de segurança e prevenção do novo coronavírus (Covid-19), a nova ferramenta é fundamental. Além de proporcionar a segurança tanto dos pacientes como de seus parentes, garante o elo entre as duas partes.

Frente ao contexto emocional e social do paciente diante da pandemia e precaução imposta, o setor de Psicologia, por meio de seus profissionais que acompanham de perto os pacientes, criou formas de aproximação do paciente com sua rede de suporte social. Entre elas, a chamada de vídeo, garantindo a visita virtual aos pacientes.

Segundo a coordenadora do setor de Psicologia, Flávia Zenha, por meio das chamadas de vídeo, o paciente sente que não foi abandonado. “Os pacientes recebem o carinho e o apoio de seus familiares e, com isso, mantêm o vínculo afetivo, o que resulta numa melhora em seu quadro emocional e, consequentemente, no estado físico”, afirma.

Horário da visita
As chamadas de vídeo são realizadas duas vezes na semana para os pacientes acordados e conscientes. A psicóloga liga antes para a família, para explicar o propósito da nova forma de contato, dar notícia do parente internado, sondar o que será conversado e agendar o horário da visita virtual. No horário marcado, o profissional liga novamente e acompanha todo o processo. “Além da chamada de vídeo, os familiares recebem, diariamente, das 14h às 15h, o boletim médico com a situação clínica dos pacientes”, conta Flávia.

Para a diretora técnica do HMI, Sara Barbosa, é hora de se reinventar e redobrar os cuidados com os pacientes. “Diante da impossibilidade de receberem visitas nos leitos, estamos usando a tecnologia ao nosso favor, para garantir a humanização do cuidado ao nosso paciente. Com esse contato virtual, estreitamos os vínculos e favorecemos o bem-estar dos internos, nesse momento tão difícil que estamos vivendo”, salientou a diretora.

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