Política

Para Mendanha, Maguito apenas começou o trabalho de desenvolvimento do município

Foto: Reprodução

Da Redação 

Além de não se referir mais ao seu antecessor Maguito Vilela nas suas falas e entrevistas, ao contrário do que fazia antigamente, o ex-prefeito Gustavo Mendanha criou uma nova versão da história de Aparecida: Maguito teria apenas iniciado o salto de desenvolvimento do município, que ele, Mendanha, teria ampliado e consolidado.

Essa visão defendida pelo ex-prefeito tem causado indignação entre amigos, familiares e correligionários de Maguito – na verdade, sem nenhuma dúvida, o prefeito que demarcou a trajetória de Aparecida em “antes” e “depois” da sua passagem pelo comando administrativo da 2ª cidade mais populosa do Estado de Goiás.

Mendanha também driblou os pedidos para que o nome de Maguito fosse dado ao Hospital Municipal, que ele, Maguito, construiu e equipou, e enviou na calada da noite um projeto para a Câmara Municipal nomeando o HMAP como “Hospital Íris Rezende Machado”. Pelo peso da história de Iris, ninguém contestou. E Mendanha ficou livre de uma lembrança incômoda para os seus projetos políticos.

Porém, como vive repetindo textualmente Daniel Vilela, “Mendanha precisa dizer o que fez como prefeito de Aparecida. O que de fato foi originário da cabeça dele, de um projeto dele.

O que foi feito que tenha sido pensado, iniciado e executado na gestão dele”, perguntou o filho e herdeiro político de Maguito. E a resposta é uma folha em branco. Tanto que Mendanha, a poucos dias de largar a prefeitura, o que fez em 31 de março último, escolheu inaugurar duas obras que foram lançadas, financiadas e começadas durante os dois mandatos de Maguito: o Eixo Leste-Oeste 4, por sinal ainda inconcluso, ligando a cidade ao campus da UFG, e o Anfiteatro Municipal. Ambos os projetos foram custeados por recursos federais (Caixa Econômica) também obtidos por Maguito.

É difícil tirar de Maguito o mérito de ter sido um prefeito revolucionário para Aparecida, com obras marcantes e impactuais, além de um trabalho de promoção de desenvolvimento econômico através da implantação de polos industriais que deu certo e transformou o município em um dos três maiores PIBs do Estado. Mendanha está tentando.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo