Política

Pesquisa indica que Caiado venceria todos os adversários no 1º e 2º turno

Mais um levantamento de intenções de voto confirma a reeleição do governador com ampla dianteira sobre os seus principais adversários

Da Redação

O levantamento mais recente do Paraná Pesquisas divulgado ontem, segunda-feira (20) confirma o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) à frente de todos os adversários na disputa pelo governo de Goiás nas eleições de 2 de outubro. Pré-candidato à reeleição, Caiado lidera a espontânea, os cenários estimulados e tem o maior potencial de votos.

No primeiro cenário estimulado, Caiado aparece com 40,8% da preferência do eleitorado goiano. Em segundo lugar, o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia Gustavo Mendanha (Patriota) marca 21,9% das intenções de voto. O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) tem a preferência de 14,6%.

Ainda neste cenário, o deputado federal Major Vitor Hugo (PL), escolhido para abrigar o palanque do presidente Jair Bolsonaro (PL) no Estado, tem 7,7% das menções estimuladas; Edigar Diniz (Novo), 1,5; Wolmir Amado (PT), 1,2%. Nulos e brancos somam 7,6% e não sabem ou não responderam, 4,7%.

Em outro cenário, sem Marconi Perillo, Caiado alcança 45,8% das intenções de voto, contra 25,8% de Mendanha. Vitor Hugo tem 9,1%; Edigar Diniz, 1,8; Wolmir Amado, 1,5%. Nulos e brancos são 10,5% dos eleitores, enquanto 5,6% não sabem ou não responderam. Nesta simulação, Caiado marca 45,8% contra 38,2% da soma das intenções de voto dos adversários e venceria no 1º turno.

O Instituto Paraná Pesquisas também realizou levantamento espontâneo – quando os nomes dos prováveis candidatos não são apresentados aos eleitores. Na espontânea, Ronaldo Caiado lidera, com 14,7% das menções. Gustavo Mendanha é citado por 6,6% dos entrevistados; Marconi Perillo, 3,5%; Major Vitor Hugo, 1,6%; Edigar Diniz, 0,5%; Wolmir Amado, 0,4%. Outros nomes citados somam apenas 0,7%. Dos entrevistados, 65,6% não escolheram nenhum nome.

Foram feitas simulações de 2º turno na disputa pelo governo de Goiás. Em possível embate contra Gustavo Mendanha, Ronaldo Caiado vence por 51,8% dos votos, contra 32,5% do ex-prefeito. A vantagem do atual governador é de 19,3 pontos porcentuais. Nulos e Brancos somam 10,9%, enquanto 4,9% não sabem ou não responderam.No hipotético 2º turno entre Caiado e Marconi Perillo, o atual governador supera o ex-governador com vantagem de 34,2 pontos porcentuais: 56,3% a 22,1%. Nulos e Brancos são 16,8% e não sabem ou não responderam, 4,9%.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo