Notícias

Popularidade consolida projeto de mais um mandato para Caiado

A popularidade do governo de Goiás e também o prestígio pessoal do governador Ronaldo Caiado (DEM) junto à população dos 246 municípios do Estado, confirmados em pesquisas realizadas em 2020 e 2021 por diversos institutos, mostram que o democrata caminha para a reeleição no pleito de 2022. A alta popularidade de Ronaldo Caiado deriva de sua decência pessoal e da eficiência como gestor. Institutos como Grupom, Serpes, Fortiori, Diagnóstico, Paraná e Directa fizeram levantamentos nos municípios para avaliar a aprovação ou rejeição do governo de Goiás e os resultados foram expressivos, com respaldo da comunidade às ações do Governo Caiado.
Outro fator que favorece o projeto de reeleição do governador, já no primeiro turno, é a boa avaliação pessoal de Caiado, com a população enfatizando que se trata de um gestor “bem-intencionado, honesto, cumpridor dos compromissos firmados na campanha eleitoral de 2018 e duro no combate à corrupção”. Os levantamentos mostram que a gestão de Ronaldo Caiado é bem avaliada pela maioria dos eleitores – e em todas as cidades pesquisadas. Trata-se de uma avaliação acima da média – considerando que o País passa por uma grande crise econômica e uma grave crise de saúde pública, por causa do novo coronavírus.
Outro dado relevante extraído das pesquisas: a popularidade de Caiado ocorre em todos os estratos sociais – jovens, idosos, mulheres, homens, classe média baixa, média e alta, formadores de opinião, trabalhadores, empresários etc. A decisão de investir recursos em áreas fundamentais como saúde (combate ao coronavírus), educação, segurança pública e infraestrutura (recuperação e construção de rodovias) faz do Governo Caiado um dos mais bem avaliados do País, registram os pesquisadores.
Em Goiânia, onde o morador é crítico em relação aos governos federal, estadual e municipal, o Governo Caiado é bem avaliado, com mais de 55% de aprovação, segundo os levantamentos. Em cidades importantes como Aparecida de Goiânia, Anápolis, Rio Verde, Catalão, Itumbiara, Luziânia, Formosa e Goianésia, Caiado rompe os 70% de aprovação popular.

“Combate à corrupção se faz com gestão correta”

O governador Ronaldo Caiado diz que os expressivos números de aprovação de seu governo o estimulam a “trabalhar mais e aplicar corretamente os recursos públicos”, não sendo fator de acomodação. “Desde o primeiro dia da gestão, estamos trabalhando muito para cumprir o plano de governo, zelando pelo interesse da nossa gente. E vamos continuar assim até o último dia do governo.” Na Assembleia Legislativa, os deputados, de diversos partidos, reconhecem o trabalho “profícuo” que Caiado realiza em Goiás. “Estou ao lado de Caiado nessa missão de fazer mais por Goiás. E a população se manifesta satisfeita com a gestão, conforme revelam as pesquisas”, ressaltou o presidente Lissauer Vieira (PSB).O deputado federal José Nelto, presidente estadual do Podemos, diz que Ronaldo Caiado realiza um dos mais altos índices de aprovação popular entre os governadores do País. “Goiás é um exemplo de gestão correta, realizada, firme no combate à corrupção. Caiado é um exemplo de governante sério, responsável, honesto”. O prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves (MDB), presidente por duas vezes e agora presidente eleito da Federação Goiana de Municípios (FGM), destaca que Ronaldo Caiado faz um governo “realizador e honesto”, em parceria com as prefeituras. “Um dos focos do Governo Caiado é o social, em sintonia com os municípios, além de priorizar o combate à Covid-19.”

Cientistas políticos: resgate das promessas de campanha

Cientistas políticos ouvidos pelo Diário de Aparecida, como Itami Campos, ressaltam que o Governo Caiado conseguiu resgatar os compromissos em áreas vitais da população, principalmente na questão da saúde, em tempos de pandemia. Segundo ele, as pressões da sociedade vão aumentar por novas demandas nesta reta final do governo.
Já para o professor Wilson Ferreira da Cunha, da PUC Goiás, Ronaldo Caiado correspondeu às expectativas da sociedade goiana, apesar de não ter contado com o apoio do Governo Jair Bolsonaro, principalmente na questão fiscal e de investimentos ao Estado. Na sua opinião, o governador goiano atuou bem em todas as áreas, principalmente saúde, educação, segurança pública e investimento.
A administração do governador Ronaldo Caiado (DEM) é aprovada por 69,9% da população, de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Paraná no final de 2020, a última divulgada. Desaprovam a gestão 24,6% dos entrevistados e 5,6% não souberam ou não quiseram opinar. O instituto ouviu 1.507 pessoas por telefone. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
O trabalho do governador é ligeiramente mais bem avaliado por mulheres (73,1%) do que por homens (66,3%). No que diz respeito a faixas etárias, o desempenho de Caiado é melhor entre a população de 16 a 24 anos (73,5%) e pior entre os entrevistados com idade de 35 a 44 anos (66,3%). A aprovação é melhor entre goianos que só concluíram o ensino fundamental (71,3%) e pior entre os que têm diploma de ensino superior (68,5%).
O instituto também dividiu a popularidade da gestão por regiões geográficas. Constatou-se que a população que vive no Centro e no Sul Goiano são as que mais avalizam a gestão de Caiado (72,7% em ambas) e a que vive no Leste Goiano é a que está menos satisfeita (60,1%). Na segmentação do eleitorado por religião, registra aprovação de 73,5% dos católicos, 70% dos evangélicos e 55,2% de quem segue outra religião ou não segue nenhuma.
O Paraná Pesquisas também perguntou a opinião dos entrevistados sobre a postura que Caiado adotou com relação à pandemia do coronavírus. A avaliação é positiva por parte de 73% e negativa para 22,4%. Os que não opinaram foram 4,6%. O levantamento quis saber como o goiano encara os dois primeiros anos de mandato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Aprovam-no 61,6% e desaprovam-no 33,6%. A avaliação é de 76% no Sul Goiano e de 65% na região Leste do Estado. A pesquisa foi registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3.122/20.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo