Notícias

Prazo de oferta de bolsas remanescentes do Prouni termina hoje

Os candidatos interessados em disputar as vagas ofertadas no processo de seleção de bolsas remanescentes do Programa Universidade para Todos (Prouni) para o 2º semestre de 2020 terão até às 23h59 desta quarta-feira (30), para se inscreverem na página do Prouni.

O prazo vale tanto para o candidato não matriculado em curso superior, como ,também, para o candidato já matriculado no mesmo curso, turno e instituição. Bolsas remanescentes são aquelas não preenchidas no processo seletivo regular para o 2º semestre de 2020. São dois os tipos de bolsas: integrais (100%) e parciais (50%) para estudar em instituições privadas de ensino superior que participam do Prouni.

Para concorrer às bolsas integrais, o candidato deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até 3 salários mínimos por pessoa.

O candidato deve ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também podem se inscrever para concorrer a bolsas em cursos destinados à formação do magistério da educação básica, ou seja, com grau de licenciatura, professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, que integram o quadro de pessoal permanente de instituição pública. Para estes candidatos, não há exigência de comprovação de renda e nem de participação no Enem.

Passo a passo
Para se inscrever, o candidato deve estar cadastrado na plataforma gov.br que pode ser acessada por meio do endereço: http://acesso.gov.br.

Ao iniciar a inscrição pelo portal do Prouni, o candidato é direcionado, automaticamente, para a página do gov.br, na qual deve efetuar seu cadastro, preenchendo todas as informações solicitadas. Caso o candidato já possua cadastro, basta digitar CPF e senha.

Após realizar o acesso pelo gov.br, o candidato é redirecionado para o sistema de inscrição do Prouni, que faz a identificação automática da participação do candidato no Enem, quando for o caso.

Na página do Prouni, há informações que esclarecem as dúvidas frequentes sobre esse processo de seleção. Caso o candidato tenha alguma dificuldade para concluir a inscrição, a forma mais adequada para entrar em contato com o MEC é por meio do formulário eletrônico para registro da demanda do canal Fale Conosco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo