Aparecida

Pré-candidato a presidência da OAB de Aparecida, Ezizio Barbosa propõe união da advocacia local

Ezizio Barbosa já ocupou algumas funções de representação política, embora seja sempre conhecido como advogado em Aparecida. Pré-candidato à presidência da Subseção da OAB de Aparecida, Ezizio Barbosa disse em entrevista exclusiva ao Diário de Aparecida, na última sexta-feira, 16, que não iniciou o ano com o objetivo de disputar a função. Porém, dispôs seu nome, que segundo ele, por insistências de colegas de profissão. Na entrevista ele falou sobre ações que promovam maior integralidade entre os advogados aparecidenses.

Diário de Aparecida – Caso o senhor chegue à presidência da OAB de Aparecida, qual será seu principal objetivo?
Ezizio Barbosa – Nossas propostas estão fundamentadas em três situações principais: integração, qualificação e participação no mercado de trabalho. Temos em Aparecida quase 3.000 mil advogados, cerca de 1.200 trabalham ou moram aqui no município e votam na Capital. Mas, há média de 1.800 que votam em Aparecida nas eleições da OAB que acontecem no intervalo de 3 anos. A integração dos advogados aparecidenses irá nos fortalecer, precisamos trabalhar nesse sentido. Referente a qualificação, é evidente que para que o mercado de trabalho contrate advogados, estes têm que se qualificar, por isso, faremos ações voltadas para qualificação. Sobre a participação no mercado; reconheço que temos em Aparecida advogados extremamente preparados, porém, sem oportunidade.

DA – Qual a crítica o senhor faz a atual gestão, comandada por Francisco Sena?
Ezizio Barbosa – “Cada um dos presidentes na história da Subseção deixaram sua contribuição. O Dr. Francisco Sena fez a parte dele, agora nós temos novas ideias. Sendo candidato e eleito, juntamente com o grupo que está conosco, procuraremos o melhor para a advocacia aparecidense.

DA – O senhor é oposição à atual gestão?
Ezizio Barbosa – Não me considero oposição, temos outros objetivos, respeitando o trabalho que foi feito pelo Dr. Francisco Sena, e por todos presidentes. Trago propósitos que exigem união entre todos os advogados, inclusive dos doutores, Francisco Sena, Walter de Araújo e Tarcísio dos Santos, nomes fortes que contribuem para a advocacia atual.

DA – Quais suas propostas para os jovens advogados e para aqueles que estão iniciando a carreira?
Ezizio Barbosa – Retorno aos três pilares: integração, qualificação e participação no mercado de trabalho. Quando tratamos de qualificação prática, entendemos que os jovens advogados são os que mais necessitam. O labor do advogado não é fácil, não passamos uma semana sem lidarmos com sérios problemas inerentes à profissão, por isso, precisamos de uma Subseção forte que dá o apoio necessário ao jovem advogado, e aos que estão há anos na advocacia também. Entendo que essa integração, fará com que as oportunidades se abram. Temos em Aparecida de Goiânia quase 70 empresas e indústrias. Isso representa um mercado fenomenal com espaço para todos se desenvolverem. Uma vez integrando e qualificando o jovem advogado, é evidente que vamos alcançar esse vasto mercado de trabalho. Tenho certeza que há espaço para todos.

“Só a união tornará o advogado aparecidense forte”

DA – O que o senhor propõe para facilitar a rotina do advogado aparecidense?
Ezizio Barbosa – Friso que o trabalho do advogado não é fácil, precisamos diariamente do apoio da subseção da seccional. Temos que arrumar o cliente, pegar o serviço, resolver o problema, receber seus honorários e deixar o cliente satisfeito, isso não é fácil, porque não ganhamos todos os casos que pegamos. Então, são situações que nos fazem precisar do suporte das subseção e seccional, e sendo eu aprovado como candidato e eleito, proponho trabalhar para fortalecer esse suporte que penso ser essencial.

DA – Quais são suas propostas para as advogadas, que por tantas vezes são discriminadas e enfrentam muitas dificuldades para desenvolver a função, principalmente as advogadas criminalistas?
Ezizio Barbosa – Permita-me citar o exemplo de uma de nossas colegas advogadas criminalistas, Dra. Anelise. Ela me contou que ao chegar no Estado da Bahia e enfrentou dificuldades para resolver o problema de um cliente numa delegacia, ela ligou para a Prerrogativas na Bahia, em poucas horas, 11 advogados estavam lá; a justiça foi feita, ela conseguiu executar seu trabalho. Isso é o quê? Integração. A Dra. Anelise estava atuando de forma correta sozinha, mas precisou do apoio da subseção, da seccional e dos advogados. Por isso defendo que a união resolverá problemas como o citado e tornará o advogado aparecidense muito mais forte.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo