Cidades

Prefeitura de Aparecida lança painel da covid-19 no município

A ferramenta mostra o cenário da Covid-19 no município e contribui para subsidiar ações de combate à pandemia

Já está disponível para o acesso público o Painel Aparecida Covid-19 da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. O modelo foi desenvolvido pelas secretarias municipais da Fazenda e da Saúde (SMS) e é atualizado diariamente sobre o cenário da pandemia no município. Para conhecer a ferramenta, basta entrar no site: http://www.aparecida.go.gov.br/covid-19.

Segundo a equipe técnica da Secretaria da Fazenda, o painel tem informações como o número de casos confirmados, óbitos e outras, dentre elas o nível de risco do município e detalhes técnicos sobre o perfil dos infectados. A ferramenta reúne dados fornecidos pela SMS com as informações georreferenciadas do Mapa Urbano Básico Digital utilizando licenças gratuitas do software ArcGis cedidas pela empresa americana ESRI, líder mundial em sistemas de informação geográfica.

Tecnologia acessível 

“Com foco na transparência máxima com tecnologia acessível para todos, duas prioridades da minha gestão, o modelo deste painel é responsivo, ou seja, pode ser acessado por computador, tablet ou celular, e tem simples interpretação para que as pessoas compreendam as informações. É uma ferramenta para cientistas, técnicos e também para a população em geral”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida, acrescenta que o painel informa, ainda, a quantidade de infectados por bairros, pacientes com comorbidades prévias e recuperados, bem como gráficos da evolução diária dos casos confirmados. “Um aspecto vital também informado são as taxas de ocupação dos leitos de UTI’s das redes pública e privada e a evolução desses números”, destaca o secretário.

Gustavo Martins

Estagiário supervisionado pelo editor Jorge Borges

Arquivos relacionados