Notícias

Prefeitura de Goiânia monta força-tarefa para acolher população de rua durante frio intenso

Ação teve início ainda na noite de terça-feira (17/05), com distribuição de 100 cobertores no Cepal do Setor Sul e Casas de Acolhida, além do acolhimento inicial no Parque Mutirama. Equipes de assistência social acomodam, a partir da noite desta quarta-feira (18/05), no Ginásio Rio Vermelho. Ações se estendem à campanha Aquecendo Vidas, iniciativa da Prefeitura que Cuida, em parceria com o Governo Estadual

Fernando Leite

Diante do anúncio de frente fria em todo o Brasil para esta semana, a Prefeitura de Goiânia movimenta força-tarefa para acolher a população em situação de rua na capital. As ações tiveram início ainda na noite desta terça-feira (17/05) com a acomodação de pessoas no Mutirama, além da distribuição de cobertores no Cepal do Setor Sul e Casas de Acolhida.

Na operação, foram mobilizadas equipes das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Humano e Social, de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas, e de Relações Institucionais, além da Agência Municipal de Turismo e Lazer. A Guarda Civil Metropolitana também compôs a força-tarefa, responsável pela segurança.

A Prefeitura ofereceu transporte, cobertores, agasalhos, e refeições aos que foram atendidos no local.

As ações de acolhimento serão ampliadas nesta quarta-feira (18/05), quando as temperaturas mínimas devem chegar a 4º C na capital.

A ação da Prefeitura que Cuida, em parceria com o Governo de Goiás, providenciará kits com cobertores, água e pares de meia.

As meias foram doadas por comerciantes de Campinas, enquanto a Associação Tio Cleobaldo propiciou a doação de alimentos.

Os kits serão entregues simultaneamente em três pontos da capital: Avenida Independência com Rua 44, Praça Joaquim Lúcio, em Campinas, e Setor Estrela D’alva, a partir das 18h30.

Ainda para a noite de quarta-feira, haverá a acolhida de pessoas em situação de rua no Ginásio Rio Vermelho. Durante todo o processo, equipes do Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prestam atendimento de testagem ampliada para a Covid-19, vacinação, exames clínicos e odontológicos, consultas, cadastros e distribuição de kits de higiene bucal.

A ação também tem o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), que disponibiliza van e equipe para abordagem e transporte dos assistidos, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), com distribuição de cobertores e preparo do café da manhã, além da Defesa Civil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo