Cidades

Câmara de Aparecida institui o 12 de abril, como o Dia Municipal em Memória dos que foram vítimas da Covid-19

De acordo com o autor, vereador Fábio Leal, o registro tem o objetivo de levar ao entendimento o momento crucial vivido pelas famílias aparecidenses

 

Por: Sarah Queiroz

Foto da entrada da Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia.

O vereador Fábio Ideal (Progressista) em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia, criou o Projeto de Lei nº 053/2022, no dia 11 de agosto de 2022 que dispõe sobre a homenagem às vítimas de Covid-19 no município de Aparecida de Goiânia. O PL foi sancionado pelo prefeito da cidade, Vilmar Mariano, e se tornou Lei Municipal Nº 3.681/2022 no dia 29 de setembro de 2022 entrando em vigor nesta mesma data.

 

Segundo o artigo 1º da lei, fica instituído o dia municipal em Memória dos Aparecidenses que foram vítimas do Covid-19, a ser celebrado anualmente no dia 12 de abril, no município de Aparecida de Goiânia.

 

O parágrafo único desta lei tem como objetivo não deixar no esquecimento as vítimas da Covid-19, além de valorizar o sistema público Municipal de Saúde. E conforme o artigo 2º, o Poder Executivo regulamentará a forma de comemoração em todo o município.

 

De acordo com os dados da Secretaria de Saúde de Aparecida, até o dia 13 de setembro de 2022, houveram 145.457 casos confirmados do vírus e 1.912 pessoas vieram a óbito em decorrência da doença.

 

O parlamentar enfatizou: “O dia 12 de abril não será uma data para comemoração, mas sim para lembrar cada parente ou amigo perdido por conta de uma doença que ainda abala o mundo, bem como as lições deixadas por esse doloroso período”.

 

A data escolhida faz referência ao primeiro óbito de um morador de Aparecida de Goiânia por Covid-19, que foi registrado de forma oficial pela Secretaria Municipal de Saúde no dia 12 de abril de 2020.

 

“É importante deixar registrado para que futuramente as pessoas entendam o crucial momento vivido pela humanidade, permeado por muito sofrimento e vitimando pessoas a nível local, estadual, nacional e mundial, cuja situação calamitosa foi provocada por um vírus denominado Covid-19 que ceifou a vida de muitos aparecidenses”, destacou Fábio Ideal.

 

O legislador assegurou que o vírus da Covid-19 ainda não foi totalmente eliminado. “Ele vitimou pessoas de todas as idades, mas de modo especial as com mais idade, embora tendo vitimado incontável número de jovens, entre outros” declarou Fábio. Ele ainda disse que os números de mortos são alarmantes desde o início da pandemia até os dias de hoje.

 

“É preciso fazer programas de conscientização para que as pessoas sempre se lembrem da importância da saúde, da vacina, do tratamento para essas pessoas e não só para o Covid-19, mas para todas as doenças que existem”, afirmou o vereador.

 

Segundo ele, muitas pessoas depois da epidemia de H1N1 acabaram caindo no esquecimento e deixaram de ter os devidos cuidados seguindo os protocolos sanitários estabelecidos. “Essa lei é para que isso não aconteça e também para que o sistema de Saúde de Aparecida cresça e assim possamos ter mais qualidade de vida”, certificou.

 

 

 O Brasil já registra 687.243 mortes por coronavírus até o momento

 

O Brasil registra 34.754.590 casos acumulados de Covid-19. Desses, 5.532 foram registrados nos sistemas nacionais nas últimas 24 horas. As informações sobre o cenário epidemiológico foram atualizadas às 18h00 da última segunda-feira (17), por meio de dados enviados ao Ministério da Saúde pelas secretarias de Saúde estaduais, municipais e do Distrito Federal.

 

De acordo com os dados epidemiológicos compilados pela Pasta, o número de recuperados da Covid-19 é de 33.972.660 o que representa a maioria total de casos acumulados (97,7%) e é maior do que a quantidade de pacientes em acompanhamento médico (0,3%).

 

Em relação aos óbitos, o País tem 687.243 mortes por coronavírus. Nas últimas 24 horas, foram registrados 88 óbitos nos sistemas oficiais. Outros 3.207 permanecem em investigação

(Com informações do Ministério da Saúde do governo federal).

 

ERRATA

 

Nas duas últimas matérias publicadas no dias 17 e 18 de outubro, edições nº 3.134 e nº 3.135 do Diário de Aparecida, sobre A criação de Lei que assegura aos autistas direitos à Habitação, Educação e ao Trabalho; e sobre O Projeto de Lei que promove o controle de natalidade de cães e gatos, ressalvamos que as matérias ainda tramitam na Casa Legislativa e devem ser apreciadas nas próximas sessões para em seguidas ser encaminhadas para sanção ou não pelo prefeito de Aparecida de Goiânia.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo