Notícias

Prefeitura de Goiânia testa cerca de 800 pessoas por dia contra covid-19

A Prefeitura de Goiânia tem realizado, diariamente, uma média de 800 testes RT-PCR nas unidades de atendimento da capital. O objetivo é identificar a presença do vírus Sars-CoV-2 e isolar as pessoas infectadas. Por semana, são realizados mais de 5 mil testes em pacientes que procuram atendimento médico com sintomas gripais. Essa é uma das estratégias adotadas pelo município para o controle da doença.

O prefeito Rogério Cruz acompanha de perto a evolução da pandemia em Goiânia e tem determinado aos gestores da Saúde a massificação das testagens. “Não temos medido esforços para vencer a pandemia na nossa cidade. Temos focado nas testagens, reforçado nossa estrutura hospitalar e vacinado o maior número de pessoas possíveis para que possamos voltar a ter uma vida normal”, enfatiza o prefeito.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Yves Mauro, o percentual de pacientes infectados é dinâmico, no entanto, de um modo geral a taxa ainda é alta. “Temos altos índices de casos positivos. Um dado importante que avaliamos é a taxa de transmissão, que hoje está em 0,9. Além disso, já conseguimos reduzir os casos graves da doença, que são aqueles que demandam internação”, explica Yves.

A ocupação de leitos na rede municipal tem apresentado estabilidade nas últimas semanas. Nesta terça-feira (20/04), Goiânia mantém 66% de ocupação nos leitos de enfermaria e 84% de UTI. “A diminuição na taxa de internação está diretamente associada à redução de óbitos pela doença. Agora, temos que reforçar os cuidados preventivos para que se possa reduzir a capacidade de transmissão do vírus, e só assim vamos ter maior segurança”, pontua Yves Mauro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo