Saúde

Prefeitura de Senador Canedo inaugura Clínica de Saúde da Mulher

A Prefeitura de Senador Canedo entregou ontem, 17, a Clínica de Saúde da Mulher – Aristina Cândida. O espaço, que já começou a atender as mulheres do município, terá, além do serviço ambulatorial em ginecologia e obstetrícia, atendimentos em diversas especialidades, com serviços de qualidade e gratuitos, para a população feminina.

A unidade, localizada no Jardim das Oliveiras, oferece assistência médica ambulatorial nas áreas de obstetrícia, ginecologia, mastologia e puericultura. No local, as mulheres de Senador Canedo serão atendidas também por profissionais de nutrição, psicologia, fisioterapia obstétrica e uroginecológica e contarão com ultrassonografias. Segundo explicou a secretária de Saúde da cidade, Gercilene Branca, Senador Canedo passa a contar com serviços ainda melhores, com foco na saúde feminina. “A clínica estará oferecendo o que há de melhor quando se fala em saúde da mulher”, explicou.

Tudo isso em uma estrutura nova e equipada, que irá melhorar ainda mais a assistência que o município presta às mulheres. “Na clínica, todas as mulheres, principalmente as gestantes, receberão um atendimento especial, com qualidade e respeito. Essa é a atenção que todas as canedenses merecem”, ressalta o prefeito de Senador Canedo, Fernando Pellozo.

A clínica irá disponibilizar, ainda, atendimento de assistência social, com instruções sobre planejamento familiar. A unidade também contará com oficinas e palestras educativas sobre aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido para as mães do município. “É um atendimento completo e de qualidade”, enfatizou o prefeito.

 

Reforma da maternidade

Após laudo técnico da equipe de engenharia da Prefeitura Municipal de Senador Canedo, que constatou inúmeras falhas estruturais graves na Maternidade Municipal Aristina Cândida, foi necessária uma intervenção imediata para garantir a segurança dos profissionais e pacientes no local. Dessa forma, a maternidade passará por uma grande reforma, que trará melhores condições para os profissionais que ali trabalham e, também, para as gestantes que precisam de atendimento. No entanto, a prefeitura destaca que nenhuma gestante ficará desassistida durante a reforma do prédio.

O atendimento ambulatorial, que era executado na maternidade, já está sendo realizado no novo ambulatório da Clínica de Saúde da Mulher. Lá, é oferecida assistência médica em período integral, com avaliação e regulação, para garantir atendimento e conduta adequada. O atendimento do pré-natal, durante a reforma da maternidade, continua nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), assim como acontecia anteriormente. Nos casos de pré-natal de alto risco, as gestantes serão assistidas pela equipe médica do local.

Os procedimentos cirúrgicos de urgência e emergência, bem como partos, serão oferecidos normalmente pelo município. Para isso, a SMS firmou um convênio junto à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia e outros municípios da região. Desta forma, as gestantes serão reguladas para prosseguir com acompanhamento em maternidades da Região Metropolitana de Goiânia. A SMS está dando todo suporte, oferecendo transporte e toda assistência necessária às gestantes.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo