Notícias

Prefeitura inaugura viaduto que homenageia o cantor Leandro e trecho da Leste- Oeste

O complexo Viário da Jamel Cecílio é uma das maiores intervenções da Prefeitura de Goiânia nos últimos anos na busca por maior fluidez ao tráfego

Em manhã emocionante, o Prefeito Iris Rezende inaugurou nessa terça-feira (22/12) o Viaduto Luiz José Costa, elevado do complexo viário no cruzamento das avenidas Jamel Cecílio, Marginal Botafogo e Alameda Leopoldo de Bulhões. As inaugurações foram também uma forma de comemorar o aniversário do prefeito, que hoje completa 87 anos de idade.

Acompanhado pelo Governador Ronaldo Caiado, Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Walter Carlos Lemes, secretários municipais e estaduais, vereadores, o presidente do MDB, Daniel Vilela, prefeitos de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, e de Bela Vista de Goiás, Nárcia Kelly, e muitos populares, Iris Rezende descerrou a placa e cortou a fita de inauguração, subiu a rampa, atravessou o elevado para, na outra ponta, receber as honras das forças de segurança do Estado, homenagem oferecida pelo Governo de Goiás.

Inauguração do elevado

“O gesto de prestar continência é um gesto que a pessoa só presta para quem tem honra”, pontuou Caiado durante a solenidade. “Dada a sua trajetória de vida eu disse: olha, eu vou retribuir ao Iris aquilo que fala mais alto no coração da gente e o que é que fala mais alto é a gente ser reconhecido por aqueles que fazem a segurança do Estado de Goiás e nessa hora vão render ao Prefeito Iris Rezende honras de Estado. Você, Iris, recebe de mim, do povo goiano, as tropas de segurança, honras de Estado pela sua trajetória de vida”.

Bastante emocionado, o Prefeito Iris chorou antes de iniciar o discurso de agradecimento, ao ver reunidas em uma manhã de terça-feira todas as forças policiais, representantes de entidades, agentes públicos e o povo. “Eu não experimentava um momento de tanta emoção, profundas emoções, desde as primeiras manifestações aqui à minha pessoa, pelas entidades policiais do Estado. Eu senti que o governador, através dessas instituições horadas, dignas me homenagearia, eu já fui me emocionando. Todos os segmentos sociais aqui se encontram e isso indiscutivelmente me realiza profundamente e aumenta consideravelmente a minha responsabilidade perante a população sobretudo de Goiás e de Goiânia”, confessou.

“Sempre procuro retribuir a Goiânia, essa cidade que me recebeu, aquele jovem de 15 anos da roça e não fosse Goiânia, Goiás não teria me conhecido. Essa Goiânia é minha preocupação permanente. Goiânia tem uma população diferençara, constituída de pessoas de todas as cidades do Brasil. É uma cicade especial,” agradeceu.

Autoridades com o prefeito na Jamel Cecílio

Iris Rezende justificou a escolha do nome ao viaduto: “Eu tive um motivo especial para escolher o nome dele para essa obra, quando ele (Leandro) foi se casar, ele convidou a Iris e eu para sermos padrinhos dele, de forma que eu o conheci com profundidade, convivi com ele com profundidade, então eu tenho consciência de que não era simplesmente por ser um artista famoso, não, era uma pessoa especial que estava a merecer dessa cidade uma homenagem desse porte, dando o nome dele a uma obra pela qual vão passar por aqui milhões e milhões de pessoas”, afirmou.

Na opinião do governador Ronaldo Caiado, a obra inaugurada nesta terça-feira, “marca a gratidão do povo goiano e de Goiânia ao prefeito Iris

O Presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, Walter Carlos Lemes, destacou a carreira política do prefeito e as realizações durante os vários mandatos: “o senhor está deixando a política, mas não sairá dos nossos corações, porque as suas obras ficarão permanentemente guardadas em nossa memória e será utilizada no dia a dia do goianiense. Que Deus abençoe o senhor e sua família”, declarou.

Já o prefeito Gustavo Mendanha chamou o emedebista de “o prefeito dos prefeitos”. “O senhor é um mito”, disse. Durante sua fala, Iris reafirmou “que não sabe viver longe de gente não”, e que por isso continuará recebendo os amigos para um café no escritório que mantém há 40 anos na Avenida T-9.

Presidente do MDB Goiás, Daniel Vilela, representou o futuro prefeito Maguito Vilela, e disse esperar que, como político, o Prefeito Iris Rezende não esteja encerrando a carreira e que continue sendo sempre orientador, mentor e conselheiro de todos. “Goiás tem dois líderes que já registraram seu nome na história: Pedro Ludovico e o senhor. Pedro Ludovico foi quem nos mostrou o destino do nosso Estado e da nossa cidade e o senhor construiu o caminho para que a gente pudesse chegar nesse destino”, declarou.

Complexo Viário
O complexo é uma das maiores intervenções da Prefeitura de Goiânia nos últimos anos na busca por maior fluidez ao tráfego. O elevado na Jamel Cecílio dará fluxo direto para as pessoas que querem atingir a BR-153, a GO-020 ou os bairros e condomínios da região; a Marginal Botafogo vai realmente funcionar como uma via expressa, sem nenhuma interferência semafórica; já quem desce a Alameda Leopoldo de Bulhões terá acesso à direita para a Jamel Cecílio, ou à esquerda, para o Setor Sul, bastando fazer o contorno da rotatória e seguir ou retornar à própria Alameda. O trânsito vai fluir para todos os lados, sem interferência de sinaleiro, beneficiando diretamente setores como o Parque Flamboyant, Alphaville, Portal do Sol, Alto da Glória e Jardim Goiás.

Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, o Complexo Viário Luiz José Costa é uma das obras de engenharia mais avançadas em construção atualmente no Brasil e vai trazer uma nova dinâmica para o trânsito de Goiânia.

“A Região Sul de Goiânia está sendo privilegiada com essa obra e os moradores que enfrentaram transtornos durante todo esse tempo de execução vão descobrir que na verdade ganharam um presente que vai valorizar ainda mais o comércio, os imóveis, com um tráfego rápido e facilidade de acesso”, afirmou.

Concluído o viaduto, as obras continuam para a construção da trincheira e da rotatória. A previsão é que todo o complexo esteja totalmente pronto no primeiro trimestre de 2021.

Monumento
Depois de pronto, o Complexo Viário José Luiz Costa vai ganhar um monumento estruturado por dois arcos que envolvem o novo viaduto e formam uma parábola que representa o que o goiano tem de mais caro: a capacidade de acolher todos os visitantes desde a primeira hora.

O monumento, cujo arco maior terá aproximadamente 30 m de altura, e o menor, 22 m, será construído em estrutura metálica em aço galvanizado revestido com chapas eletro fundidas e pintura à base de poliuretano; a iluminação será em Led, o que permite que ele receba diferentes cores durante a noite.

Av. Leste-Oeste
Após a inauguração do viaduto Luiz José Costa, o Prefeito Iris Rezende inaugurou o prolongamento da Avenida Leste-Oeste, entre a Avenida Castelo Branco, no Setor Rodoviário, e a Rua da Alegria, no Bairro Goiá. O trecho, na Região Oeste de Goiânia, possui 1,7 km e recebeu o nome de Avenida Arquiteto Eurico Calixto de Godoi, pioneiro da arquitetura moderna goiana. A obra foi executada com recursos do tesouro municipal, na ordem de R$ 8 milhões, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos.

Trecho da Leste-Oeste

Com a avenida foi construída também a rede de drenagem, com tubulação em concreto armado variando de 60 mm (631 unidades) e 80 mm (1.613 unidades). E foram abertas 98 bocas de lobo e 22 poços de visita ao longo da via.

A Prefeitura licitou e deixa para a próxima administração a execução do trecho 3 da Avenida Leste-Oeste, entre o Parque Industrial João Braz e o Conjunto Vera Cruz, cujo projeto prevê a execução de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e urbanização. Licitada também a obra de arte especial na intersecção da via com a Av. Castelo Branco, no Bairro São Francisco, com serviço de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras complementares e sinalização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo