Brasil

Prévia do Banco Central indica que Brasil fechará o PIB de 2020 com retração de -4,05% em relação a 2019

Em um ano marcado pela pandemia do novo coronavírus, a atividade econômica brasileira fechou 2020 com -4,05% em relação a 2019. O porcentual foi medido pelo IBC-Br (Índice de Atividade do Banco Central) na série sem ajustes sazonais, que permite comparações entre os anos
Conhecido como uma espécie de “prévia do BC” para o PIB (Produto Interno Bruto), o IBC-Br serve mais precisamente como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. De responsabilidade do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o PIB do ano passado será divulgado apenas no dia 3 de março.
No ano passado, os efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, apesar de percebidos em fevereiro, se intensificaram em todo o mundo a partir de março. Para conter o número de mortos, o Brasil adotou o isolamento social em boa parte do território, o que impactou a atividade econômica.
Os efeitos negativos foram percebidos principalmente em março e abril. A partir de maio, o IBC-Br demonstrou reação. Apenas em dezembro, o IBC-Br avançou 0,64% em relação a novembro, na série com ajustes sazonais. Foi o oitavo mês consecutivo de alta. Medido em pontos, o indicador passou de 137,45 pontos em novembro para 138,33 pontos em dezembro. Este é o maior patamar para o indicador desde fevereiro do ano passado (140,24 pontos), antes do acirramento da pandemia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo