Notícias

Primeira semana da operação de notificação de veículos abandonados apresenta resultado positivo

SMTA informou que todos os 14 veículos notificados nas semanas anteriores foram retirados das vias pelos seus respectivos donos

Iniciada no dia 21 de julho pela Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SMTA) de Aparecida, a Operação “Sucata” teve repercussão positiva nesta primeira semana. A ação consiste na notificação de veículos abandonados nas ruas do município para que os proprietários façam a retirada deles, que por estarem parados há algum tempo, acabam obstruindo calçadas, ruas e avenidas do município. Todos os 14 veículos notificados neste período foram então retirados por seus donos, liberando as vias.

O secretário executivo de Mobilidade e Trânsito, Robes Venâncio, afirma que a operação superou as expectativas iniciais, pois desde esta quarta-feira, 29, quando as equipes foram a campo para guinchar os veículos para o patio da SMTA, todos eles haviam sido removidos. “Esses carros estavam abandonados há muito tempo, impedindo ou dificultando a circulação de veículos e de pedestres nesses locais. Além disso, alguns deles estão sem pneus ou parte do motor e podem servir de esconderijo para criminosos e criadouros do mosquito da dengue, por isso iniciamos esta ação agora em julho, visando a limpeza das ruas e os donos dos carros, atentos, já fizeram a retirada dos primeiros que notificamos”, afirmou.

Robes Venâncio explica que a operação continua por tempo indeterminado e que há outros seis veículos notificados. “Os proprietários dos carros têm sete dias para a remoção, se não os agentes da SMTA irão guinchar os veículos para o pátio. E não vamos parar por aqui, pois nosso objetivo é retirar todas as carcaças abandonadas das ruas de Aparecida”, comentou o secretário de Trânsito após mais uma ação de notificação de carros e ônibus abandonados.

Para a notificação dos veículos, os agentes fixam um adesivo no vidro do automóvel com informação de que o mesmo deve ser retirado do local, pelo seu proprietário, em até sete dias a partir da data de notificação. Caso não seja retirado dentro do prazo, o veículo é guinchado e encaminhado para o pátio de apreensões da SMTA. Além disso, o proprietário é autuado pelo órgão de fiscalização.

O secretário Robes Venâncio explica ainda que os veículos notificados são ainda penalizados de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Esses veículos podem ser autuados por estacionamento na calçada, que gera multa grave no valor de R$ 195,23 e se o IPVA estiver vencido, pode ser gerada ainda multa por infração gravíssima, cujo valor é de R$ 293,47″, explanou.

Para denunciar automóveis sucateados, em situação de abandono, que estão obstruindo calçadas, ruas e avenidas da cidade, a população pode entrar em contato com a SMTA pelo telefone 3545-4816

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo