Notícias

Procon notifica financeiras de veículos

O Procon Goiânia notificou ontem (11) duas financeiras que oferecem empréstimos para prestar esclarecimentos sobre aprovação de crédito para compra de veículos.  O órgão recebeu várias denúncias de consumidores que foram atraídos por anúncios que essas empresas divulgam nas redes sociais prometendo a aprovação de crédito para compra de qualquer veículo e com condições acessíveis de pagamento.

Para dar andamento no processo de financiamento, o consumidor é obrigado a pagar uma quantia que varia entre R$ 600 a R$ 750. Segundo os consumidores, depois que é pago essa taxa, a financeira entraria em contato no prazo de cinco dias úteis dizendo se o financiamento foi aprovado ou negado. As pessoas que ligaram no Procon relataram que esperaram mais de uma semana pela ligação da aprovação do crédito e que também não conseguem se comunicar com as financeiras.

Diante dessa situação, a equipe de fiscalização do Procon Goiânia foi na manhã de ontem (11) nas empresas que ficam na Avenida Goiás e Rua 24, na região central da capital. Os estabelecimentos foram notificados e têm o prazo de 48 horas para enviar os documentos de Alvará de Funcionamento, de autorização para financiar veículos, cópias dos contratos entre a empresas e os denunciantes, esclarecimentos referentes à solicitação e recebimento de dinheiro, documentos de aprovação de financiamentos, além da consulta no SPC.

O descumprimento da notificação confere a aplicação de sanções administrativas, caracterizada por multa, conforme dispõe o artigo 55, parágrafo 4° do Código de Defesa do Consumidor, sem prejuízo para abertura de responsabilidade criminal.

O Procon Goiânia orienta que o consumidor fique atento na hora de financiar um veículo. Para evitar dor de cabeça, as pessoas devem entrar em contato direto com os bancos, informando-se com um gerente como podem ser feitos os financiamentos.

Sempre que tiver algum problema, o consumidor pode procurar o teleatendimento do Procon por meio dos seguintes contatos telefônicos: (62) 3524-2942, (62) 3524-2936, (62) 3524-2949. Pela internet, a solicitação pode ser enviada para o e-mail: [email protected].

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo