Notícias

Procura das empresas por crédito cresce 16,1% em setembro, revela Serasa Experian

Com 22,4% o segmento de Serviços é o que apresenta a maior alta

De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a busca pelo recurso financeiro teve alta de 16,1% no comparativo de setembro deste ano e o mesmo mês de 2020 (-3,3%). Todos os segmentos analisados apresentaram expansão, com destaque para o de Serviços, que teve um aumento de 22,4%. Com relação a análise por porte, as Micro e Pequenas Empresas (MPE) procuraram mais por crédito (16,4%) quando comparadas aos médios e grandes negócios. Confira os dados na íntegra no gráfico e nas tabelas abaixo:

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retomada dos negócios após um grande período de isolamento social fez com que empresários buscassem mais por crédito para manterem suas empresas funcionando. “Os donos de negócios estão se arriscando mais após um longo período em que tiveram que diminuir ou pausar suas atividades devido a pandemia. Por isso, as micro e pequenas empresas registram maior procura, já que foram as mais impactadas devido ao menor fluxo de caixa. A segunda onda da oferta de crédito feita pelo Pronampe especificamente para estes portes de empresas também deve ser levada em consideração quando observamos as altas expressivas destes últimos meses”.

De acordo com o índice, o crescimento da demanda por crédito foi maior na Região Sul (18,2%), seguida pelo Sudeste (16,2%), Norte (15,8%), Centro-Oeste (14,7%) e Nordeste (13,9%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo