Notícias

Professora da UFG é indicada para grupo de trabalho da OMS para Covid-19

Cabe à comissão a revisão de todos os estudos de vacinas contra Covid-19 em andamento

A professora do Instituto de Patologia Tropical e Saúde Pública da Universidade Federal de Goiás, Cristiana Toscano foi indicada para compor o Grupo Estratégico Internacional de Experts em Vacinas e Vacinação (SAGE – Strategic Advisory Group of Experts for vaccines and vaccination) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em seu Grupo de Trabalho de Vacinas para Covid-19. Cristiana Toscano é a única brasileira, além de representante inicial da América Latina, que irá compor este grupo restrito de especialistas mundiais. O grupo deverá ser formado por 10 a 15 pessoas de todo o mundo.

Cristiana Toscano explica que a comissão se reunirá quinzenalmente, neste momento de maneira virtual, a partir do próximo dia 5 de junho, sexta-feira. Cabe à comissão a revisão de todos os estudos de vacinas contra Covid-19 em andamento, a fim de prover orientações para estratégias sobre seus usos (em fases de pré-licenciamento e pós-licenciamento) contra Covid-19.

Sobre a expectativa de uma vacina para a Covid-19 a professora explica que há na atualidade inúmeras vacinas em desenvolvimento, inclusive algumas já em estudos clínicos em humanos: “Ainda é cedo para saber se e quando teremos uma vacina segura e eficaz disponibilizada em grande escala para a população. Mas a articulação internacional de grupos de pesquisa e desenvolvimento de vacinas é intensa e promissora neste sentido”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo