Notícias

Programa de reinserção social possibilita acesso à cidadania no Credeq

As pessoas atendidas no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq – Prof. Jamil Issy), unidade de Saúde do Governo de Goiás localizada em Aparecida de Goiânia, acessam não apenas o direito constitucional à saúde, por meio da terapia de reabilitação de casos severos das vítimas das substâncias psicoativas, mas informações e programas que garantem direitos e deveres como cidadãos.

O trabalho é desenvolvido a partir do Programa de Reinserção Social da unidade, cujos projetos têm sido paulatinamente implementados na instituição, pelo setor de Serviço Social. O trabalho é realizado pelo Grupo de Cidadania que, por meio de palestras, promove conhecimento sobre direitos e deveres como cidadãos. A estruturação da equipe atende demanda dos próprios pacientes, que se diziam em dúvidas sobre as diversas formas de acessarem o sistema garantidor de direitos.

O benefício é extensivo aos familiares, no período após a internação. As reuniões são realizadas às sextas-feiras, nos dois períodos: pela manhã, no auditório do núcleo masculino 1, sempre a partir das 8 horas; e à tarde, no núcleo masculino 2, às 16 horas. O trabalho será ampliado para o núcleo feminino, a partir do mês de outubro.

Objetivos
Essa atividade contribui com informações contextualizadas à realidade e analisa as possibilidades para a construção de novos projetos. A ação lança um olhar para a fase após o tratamento de desintoxicação do paciente, fornecendo ferramentas para que as etapas da reinserção à vida em sociedade aconteçam de forma mais harmoniosa, viabilizando o acesso aos direitos sociais garantidos pelo Estado.

Os internos são orientados e acompanhados nos processos para terem acesso aos seus direitos. Toda demanda social é revista, juntamente com a documentação.Os assistentes sociais Fernando do Vale Fonseca e Selma Socorro de Sousa Queiroz ressaltam que este novo serviço disponibilizado pelo Credeq- Prof. Jamil Issy coopera para a redução da ansiedade durante o tratamento, por entenderem que eles, seus familiares e todos os cidadãos estão amparados por benefícios definidos em lei.

Reinserção Social
O programa objetiva trabalhar o retorno e permanência dos pacientes da reabilitação da unidade ao mercado de trabalho com equidade, como resposta à baixa escolaridade, perdas cognitivas, ausência documental, reduzida profissionalização, dentre outras barreiras. A iniciativa tem caráter interdisciplinar, com vista a ampliar a percepção individual e a dimensão coletiva, considerando o trabalho fundamental para a construção do novo projeto de vida dos pacientes.

Com exceção do “`Projeto volta para as aulas”, que será direcionado apenas aos pacientes ambulatoriais, o Programa de Reinserção Social tem como público todos pacientes que passam pelo processo de acolhimento, tratamento e acompanhamento (internação e ambulatório) na unidade.

O Credeq – Prof. Jamil Issy é a única instituição brasileira a tratar, sob a ótica da reabilitação e aportado em um protocolo terapêutico multiprofissional, a dependência química no ambiente público, com um protocolo terapêutico equivalente as mais sofisticadas e renomadas clínicas particulares em solo brasileiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo