Notícias

Progressistas dará prioridade para aliança com DEM e reeleição de Caiado

A maioria esmagadora dos 32 prefeitos e os 3 deputados do PP, o federal Adriano Avelar e os estaduais Rafael Gouveia e Coronel Adailton, querem o partidos na aliança com o DEM em 2022, em apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado e, se possível, com o ex-ministro Alexandre Baldy na vaga de candidato a senador ao pleito do ano que vem.

Por iniciativa do prefeito de Anápolis, Roberto Naves, deflagrou-se um movimento de reaproximação do Progressistas com o governo Caiado, com a promessa de desdobramentos. Desde fevereiro, a direção estadual do partido está distanciada do Palácio das Esmeraldas em razão de críticas feitas por Alexandre Baldy, presidente do partido, ao governador Ronaldo Caiado por ocasião da campanha para a eleição do presidente da Câmara Federal.

É importante lembrar que, mesmo com o rompimento entre Progressistas e DEM, os deputados estaduais do partido seguiram na base do governo Caiado, bem como o deputado federal Adriano Avelar. Entre as principais lideranças políticas do PP de Goiás, apenas o deputado federal Professor Alcides não se alinha à posição de reaproximação do partido com o Palácio das Esmeraldas. Mas ele diverge, também, em relação, à conduta de Alexandre Baldy à frente da presidência do partido no Estado.

O pontapé inicial que marcou a reaproximação Progressistas/DEM ocorreu, na última quarta-feira, 28, em Anápolis, durante jantar promovido pelo prefeito Roberto Naves, em que estavam presentes Ronaldo Caiado, Alexandre Baldy, Ciro Nogueira e Arthur Lira. Naves defende a reeleição de Caiado, por várias razões, entre elas por ser um governador municipalista e pela “visão do futuro”. Além do mais, o prefeito de Anápolis é grato pelo apoio que recebeu durante a campanha eleitoral do ano passado.

O prefeito anapolino lembra que o governador esteve com ele durante todos os momentos da campanha pela reeleição. “Caiado foi um líder presente na minha campanha em 2020, pois se trata de um filho da cidade e um gestor com resultados em todas as áreas”. Naves acredita que as conversas entre o governador e o presidente do Progressistas de Goiás, Alexandre Baldy, vão evoluir nas próximas semanas, convergindo para a aliança com o DEM. “O PP é um partido representativo em todo o estado, tem 32 prefeitos, dois deputados federais e dois deputados estaduais, o que demonstra força eleitoral.”

O deputado federal Adriano Avelar, também conhecido como Adriano do Baldy, já tem um bom relacionamento com o governador e acha que a crise política com Alexandre Baldy está superada; “Acho que o melhor caminho hoje é o PP apoiar a reeleição do governador. Essa rusga não vai atrapalhar, até porque nós somos o segundo partido com mais prefeitos (32) em Goiás.”

Já o deputado estadual Coronel Adailton diz que a aliança Progressistas/DEM será benéfica para Goiás. “Caiado tem tudo para ser reeleito em 2022. Vejo a reaproximação dos dois partidos com otimismo”. E o deputado estadual Rafael Gouveia comemora os primeiros passos da reaproximação entre Progressistas e DEM caiadista. “Tenho respaldado as ações de Ronaldo Caiado na Assembleia Legislativa por entender que o governo tem atuado com responsabilidade, atuando no combate à pandemia de Covid-19, recuperado rodovias e defendido a saúde, a educação e os programas sociais”, declarou.

Ciro e Lira querem reaproximar Caiado de Bolsonaro para 2022

Durante o jantar, na última quarta-feira, em Anápolis, na casa do prefeito Roberto Naves, o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, e o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, ambos do Progressistas, manifestaram interesse em atuar pela reaproximação política entre o governador Ronaldo Caiado (DEM) e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Os cardeais nacionais do Progressistas sustentaram que a união de Caiado e Bolsonaro é, eleitoralmente, positiva para ambos, já que a população goiana, onde predomina o agronegócio, é conservadora e tem preferência política pelo governador e pelo presidente.

Ciro Nogueira e Arthur Lira devem marcar uma conversa reservada, em Brasília, do governador com o presidente. Eles argumentaram, no jantar, que o adversário do governador e do presidente é um só: o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Nem Caiado, nem Bolsonaro têm a ganhar com uma eventual volta de Lula ao poder”, disse Ciro Nogueira.

Arthur Lira sustenta que, também do ponto de vista administrativo, é salutar ao governo Caiado ter boa relação com o Palácio do Planalto, o que não só viabiliza como apressa a liberação de recursos financeiros para obras prioritárias no estado. “Governo estadual que convive bem com a União sempre apresenta melhores resultados às demandas da sociedade”, completa o experiente líder político alagoano.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo