Notícias

Projeto Cidade Inteligente de Aparecida inspira Batatais-SP

Projeto tecnológico de Aparecida servirá de modelo para o município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto

Aparecida de Goiânia vive um marco importante no seu desenvolvimento ao garantir investimentos em várias áreas, mas também em tecnologias avançadas para a segurança pública. Por essa razão, o município recebeu na tarde desta quinta-feira, 28, a visita de José Mário Cavalim e Rolando Lázaro Ferreira, do município de Batatais (SP), que vieram conhecer o projeto Cidade Inteligente. A iniciativa tem despertado a atenção de gestores públicos interessados em implantar o mesmo modelo em suas respectivas cidades.

“O uso de tecnologias é capaz não apenas de desburocratizar processos, mas também de proporcionar melhor eficiência na prestação do serviço público a população. O software que adquirimos é capaz de identificar placas de veículos furtados e também reconhecer foragidos da Justiça, possibilitando a ação imediata das autoridades de segurança pública”, afirmou o secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Johnathan Medeiros, ao apresentar aos gestores municipais de Batatais as potencialidades de Aparecida de Goiânia e os investimentos já aplicados por meio do Centro de Inteligência Tecnológica (CIT). “Uma honra receber o esses gestores em nossa cidade e trocarmos informações sobre o que estamos fazendo em Aparecida”, completou.

José Mário é secretário de Obras de Batatais, na Região Metropolitana de Ribeirão Preto, e disse que os investimentos em Aparecida chamam a atenção dos gestores daquela cidade. “Ficamos impressionados com o sistema de videomonitoramento e dos investimentos aplicados em Aparecida. Copiar coisas boas é importante e principalmente aquelas que dão certo. Esse modelo de Cidade Inteligente aqui de Aparecida chamou a nossa atenção e gostaríamos de voltar aqui outras vezes para trocar ideias e levar para Batatais o mesmo investimento está sendo feito aqui”, afirmou.

O secretário executivo do Grupo de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Hanleryo Arantes, – responsável pela operacionalização das centrais de videomonitoramento de Aparecida –afirma que com o funcionamento das novas câmeras já é possível confirmar uma redução significativa no índice de criminalidade no município. “Estamos experimentando em Aparecida de Goiânia processos de inovação e isso é muito importante porque implica diretamente na vida da população. É um investimento que  está trazendo uma melhor qualidade de vida para a população, visto que já podemos notar uma queda no índice de criminalidade em nossa cidade”.

De acordo com ele, as câmeras facilitam o trabalho da Guarda Civil, forças policiais, Corpo de Bombeiros e agentes de trânsito. “Com esse moderno investimento conseguimos acompanhar, em tempo real, a movimentação em todas as entradas e saídas de Aparecida, otimizando o trabalho das forças de segurança pública para atendimentos à população”.

CIT

O Centro de Inteligência Tecnológica (CIT) – inaugurado em agosto de 2020 – comporta duas centrais de videomonitoramento, um Data Center, e funciona como o “cérebro” da prefeitura de Aparecida.

Aparecida já tem 214 câmeras em funcionamento na cidade. No total, 650 equipamentos irão fazer o videomonitoramento de praças, parques, avenidas comerciais e de grande fluxo, etc. Para isso, foram necessários 700km de cabeamento de fibra óptica.

Além disso, o Cidade Inteligente irá disponibilizar conexão de internet gratuita em praças e parques; modernizar a saúde com a criação de prontuário eletrônico em toda rede municipal de saúde, potencializar o ensino-aprendizagem nas escolas, entre outras ações. O objetivo é desenvolver serviços inteligentes que correspondam todas as necessidades de Aparecida.  Fonte: Rafael Freitas

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo