Esporte

Projeto Construindo Campeões, do Governo de Goiás, atende 2.600 crianças e adolescentes, de oito a 17 anos, com aulas gratuitas de karatê e judô

O Governo de Goiás retomou, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o projeto Construindo Campeões nos núcleos de Águas Lindas de Goiás, Valparaíso, Luziânia e Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal (DF). A iniciativa oferece aulas gratuitas de karatê e judô para jovens de oito a 17 anos. A partir deste mês, os municípios de Edeia, Indiara, Jaraguá e Uruaçu também serão contemplados.

Em cada município, 200 jovens são atendidos pelo Construindo Campeões. Cerca de 1.000 alunos do núcleo de Goiânia, na unidade do Colégio Militar do Jardim Guanabara, também retomaram as atividades no início de agosto. Ao todo, a ação já beneficia 2.600 crianças e adolescentes no Estado.

O Governo do Estado já investiu R$ 178 mil na aquisição de kits esportivos para os alunos do projeto. Todos receberam kimonos e pares de luvas, equipamentos de alta qualidade para a prática de karatê e judô. “Esse é o alto padrão que damos aos nossos jovens. Estamos formando campeões que vão representar essa região e, se Deus quiser, trazer muitas medalhas para Goiás”, destacou Caiado.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Henderson Rodrigues, o Construindo Campeões tem um caráter social importante para os jovens. “A ação tira esses meninos da ociosidade das ruas e traz para o ambiente esportivo, onde são transmitidos valores fundamentais, como disciplina, ética e companheirismo”, completou o titular da pasta.

Henderson destacou ainda que as atividades esportivas foram retomadas obedecendo protocolos de biossegurança estabelecidos pelas autoridades sanitárias. “Nossos professores orientam sempre os alunos a manterem um distanciamento entre eles, além de utilizarem máscara durante todo o período das aulas.

O projeto
O Construindo Campeões foi desenvolvido pelo Governo de Goiás no início de 2019, com oferta de aulas de artes marciais para crianças e adolescentes de Goiânia. No começo do ano passado, foram criados os quatro núcleos de karatê, no Entorno do Distrito Federal, que agora já conta com atividades em 10 municípios goianos.

No início de julho, o projeto terminou em segundo lugar no quadro geral de medalhas do Campeonato Goiano da modalidade. Com o desempenho no Estadual, 50 karatecas da iniciativa garantiram vagas para representar Goiás na disputa do Campeonato Brasileiro, que será realizado em São Paulo, no mês de novembro.

Mais núcleos do projeto estão em processo de implantação. A expectativa da Secretaria de Esporte e Lazer é estender a ação para 30 municípios até o final de 2021. “Vamos chegar a todas as regiões, inclusive naquelas que foram negligenciadas em gestões anteriores, como o nordeste goiano. Ainda este ano, jovens de Formosa e Posse poderão desfrutar das aulas de karatê”, revelou o secretário Henderson Rodrigues.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo