Notícias

Projeto em Panelas (PE) incentiva leitura e aproximação das famílias com a escola

A ação consiste em trazer a leitura para os alunos dos anos iniciais (1º a 5º) e dos finais (6º a 9º) do ensino fundamental e para os da educação de jovens e adultos

Um projeto de Panelas (PE) junta leitura, escrita e aproxima as famílias dos alunos. A iniciativa, da secretaria municipal de Educação, foi batizada de “Ler é divertido, escrever é apaixonante”. Trata-se de uma tentativa de despertar o interesse desde cedo nos estudantes para formar cidadãos conscientes de direitos e deveres.

O projeto consiste em trazer a leitura para os alunos dos anos iniciais (1º a 5º) e dos finais (6º a 9º) do ensino fundamental e para os da educação de jovens e adultos. E, a partir da leitura, estimular a escrita.

“O contribuir para a formação de estudantes, com leitores e escritores críticos e participativos. Que sejam capazes de interagir em sua realidade na condição de cidadãos conscientes”, explicou a professora Silvânia Sabino, da Escola José Benício Filho.

Com elementos lúdicos, Silvânia leva os livros para a sala de aula. Durante as aulas, os alunos escrevem os mais diversos tipos de texto, assistem a vídeos e até mesmo montam esquetes teatrais. Tudo isso baseado na leitura escolhida pela professora.

“O ludicismo está presente em todas as etapas: com peças teatrais, com as aulas expositivas, usando recursos digitais como lousa e data show, e também os materiais didáticos e paradidáticos”, afirmou a docente.

Além da leitura e da escrita, os alunos começam a valorizar manifestações artísticas e culturais. O grande diferencial do projeto, no entanto, é a aproximação das famílias com a escola. Elas são chamadas para peças de teatro, levam livros para ler em casa com os filhos e contam histórias. A participação delas é parte da formação das crianças.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo