Notícias

“Proporcionar a qualificação é muito importante para melhorarmos a condição de trabalho dos servidores”, afirma a secretária de Saúde de Senador Canedo, ao atender reivindicação dos trabalhadores

A secretária de Saúde de Senador Canedo, Gercilene Branca, recebeu na Secretaria os representantes de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para ouvir a classe e definir melhorias para a categoria. Atendendo a um pedido dos próprios agentes, a secretária aderiu ao Programa Saúde com Agente, do Ministério da Saúde. A iniciativa é voltada para a qualificação técnica dos Agentes e o termo de adesão foi assinado ainda durante a reunião. O curso vai capacitar, no total, 224 agentes, de acordo com as novas necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS), para melhorar o atendimento da população do Município.

Entre tantas atividades, esses servidores desempenham a importante função de visitar as residências e levar às Unidades de Saúde as necessidades da comunidade. Também são responsáveis por auxiliar na prevenção de doenças e epidemias que acometem determinadas regiões.

Durante a reunião, a secretária de Saúde, Gercilene Branca, falou da importância de valorizar o servidor e promover a formação continuada de todos que atuam no município. “Proporcionar a qualificação é muito importante para melhorarmos a condição de trabalho dos servidores. E conversando com as categorias a gente consegue entender a necessidades dos servidores e também da comunidade”, destaca a secretária.

Durante a formação técnica, os profissionais serão capacitados para realizar os procedimentos de aferição da pressão arterial, medição de glicemia, aferição de temperatura e acompanhamento do cartão de vacina. “Esse curso vai possibilitar mais ações de atendimento às famílias do município e contribuir para mais espaço dos profissionais no sistema de saúde”, explica Branca.

O curso será realizado em 1.280 horas de ensino semipresenciais, por meio da educação a distância. De acordo com o presidente da Associação dos Agentes Comunitários e Endemias de Senador Canedo, William Coelho, a adesão ao programa, por parte da Secretaria de Saúde de Senador Canedo, só melhora os serviços prestados à população. “Esse programa é Importante para os colegas agentes, por se tratar de um curso técnico, vai trazer conhecimento específicos para serem aplicados no dia-a-dia, e quem mais ganha é a população com qualidade no atendimento”, Explica.

Participaram da reunião, Gercilene Branca, secretária de saúde; Ludymila Maranha, superintendente executiva da pasta; Érica Oliveira de Araújo e Rosália Julia de Souza representantes do Sindicato Centro Oeste de ACS/ACE; Josué Alves Ribeiro, Presidente do Conselho Municipal de saúde e William Coelho, presidente da associação dos agentes de saúde de Senador Canedo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo