Goiás Online

PSC quer Wilder ou Luiz do Carmo para o Senado

Por Helton Lenine / [email protected]

A direção estadual do PSC, sob o comando de Eurípedes do Carmo, parlamentares e prefeitos decidiram lançar dois nomes como pré-candidatos ao Senado às eleições de 2022 na chapa do governador Ronaldo Caiado (DEM): ex-senador Wilder Morais e o senador Luiz do Carmo. Quem estiver melhor nas pesquisas, em abril, deve concorrer ao pleito. Luiz do Carmo deve trocar o MDB pelo PSC.

Combustível
O governador Ronaldo Caiado (DEM) realizou reunião para tratar de um corte no ICMS dos combustíveis com a Federação Goiana dos Municípios (FGM), a Associação Goiana dos Municípios (AGM) e a Assembleia Legislativa.

Combustível II
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), tributo estadual que representa cerca de 28% do preço da gasolina, é apontado como um dos principais fatores para o valor cobrado nas bombas. Segundo Caiado, porém, seu governo nunca aumentou a alíquota.

Combustível III
O governador ainda apontou que 25% do valor arrecadado é repassado às prefeituras e sugeriu que elas poderiam abrir mão do recurso para contribuir com a diminuição do custo do combustível para o contribuinte.

Combustível IV
De Ronaldo Caiado: “É preciso saber se abrem mão dos recursos antes de avançarmos na discussão. Muitas prefeituras só têm o ICMS para manter serviços básicos. Então preciso saber delas. Não vou agir de forma oportunista, já que peguei o Estado arrombado financeiramente.”

Professores
O governador Ronaldo Caiado anunciou em suas redes sociais o reajuste salarial de professores e servidores da rede estadual de ensino em Goiás. Segundo o gestor, professores P1, P2, do quadro transitório e professores contratados terão reajuste de 4,52%. Para os P3, P4 e administrativos, 7,2%.

Professores II
O aumento será concedido a partir de outubro, conforme a postagem do governador. “E criei o auxílio de aprimoramento continuado de R$ 500 a todos”, informou Caiado. O benefício será concedido a todos os servidores da educação no Estado.

Saneamento
A Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia vai convocar a BRK Ambiental para comparecer a uma sessão e dar esclarecimentos sobre o serviço prestado na cidade. Subdelegada da Saneago para prover o saneamento nos bairros de Aparecida, a empresa é alvo de reclamações de vereadores.

Saneamento II
O presidente da Câmara, André Fortaleza (MDB), garantiu que fará novo convite à BRK Ambiental para comparecer a uma sessão e garantiu que marcará audiência com a Saneago em caso de recusa do convite.
Será que sai?
Gustavo Mendanha chegou à conclusão de que não vai prosperar no MDB a sua proposta de candidatura própria à sucessão estadual.

Barulho
Na prefeitura e na Câmara Municipal, ninguém acredita que Mendanha irá renunciar, em 3 de abril próximo, o mandato de prefeito com prazo de dois anos e nove meses de gestão para o término.

Assédio
Desarticulada, a oposição comandada pelo PSDB marconista assedia Gustavo Mendanha a deixar a Prefeitura de Aparecida de Goiânia para uma aventura eleitoral em 2022.

Nova data
Daniel Vilela espera a saída de Iris Rezende do hospital, onde se recupera de um AVC, para marcar a data de anúncio do apoio do MDB à reeleição do governador Ronaldo Caiado (DEM). A data inicial seria 10 de setembro.

Caiado: Mendanha herdou de Maguito gestão arrumada
O governador Ronaldo Caiado (DEM) rebateu o prefeito de Aparecida de Goiânia em entrevista à TV Anhanguera, dizendo que Gustavo Mendanha tinha espaço para fazer essas postagens sobre alta dos combustíveis porque herdou a Prefeitura de Aparecida das mãos de Maguito Vilela, “que entregou tudo pronto, com caixa no tesouro, com toda condição”. Ele acrescentou: “Essas manchetes, às vezes, servem para alguns que acham que, ao invés de buscar uma solução, buscam uma antecipação do processo eleitoral.”
Por trás da discussão está a disputa política. Mendanha é cotado para enfrentar Caiado no ano que vem pelo cargo de governador. Apesar de negar a intenção de se candidatar, o prefeito de Aparecida tem defendido candidatura própria do MDB no ano que vem, enquanto a cúpula do partido caminha para aderir a uma aliança com o governador.

RESUMO

90% dos secretários de Gustavo Mendanha torcem para que não haja ruptura entre o MDB de Daniel Vilela e o prefeito de Aparecida de Goiânia.

Tarcísio Francisco dos Santos (Aparecida) e Carlos Júnior (Goiânia) são os únicos presidentes de diretórios municipais do MDB, de um total de 31, que se posicionam ao lado de Gustavo Mendanha em defesa de candidatura própria à sucessão estadual.

Aparecida de Goiânia poderá ter o empresário Osvaldo Zilli na Secretaria Estadual de Indústria e Comércio caso José Vitti decida se desincompatibilizar do cargo em janeiro e não em abril de 2022.

Júnior Madureira, líder comunitário no Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, e também adepto do atletismo, é assessor político do presidente da Câmara Municipal, André Fortaleza (MDB), e do deputado federal Alcides Ribeiro (Progressistas).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo