Notícias

“Quero transformar as escolas de Goiás nas melhores do País”, afirma Caiado

O governador Ronaldo Caiado inaugurou ontem, 24, o Colégio Estadual Professor José Pascoal da Silva, em Silvânia. A construção foi iniciada em 2013, mas paralisada por gestões anteriores dois anos depois devido à falta de pagamentos à construtora. No atual governo, as obras foram retomadas em outubro de 2020, após renegociação da dívida. O valor investido na conclusão do prédio foi de R$ 1,5 milhão.

A unidade educacional tem capacidade para atender até 920 alunos, sendo 360 por turno. Atualmente, estão matriculados 539 estudantes, distribuídos pelos períodos matutino e vespertino em turmas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.

Caiado fez questão de conhecer todas as estruturas da unidade, desde as salas de aula climatizadas aos jardins. “Eu sou detalhista. Nos laboratórios de física, química, robótica, os métodos facilitam ao professor ensinar e ao aluno assimilar e ter uma cultura mais abrangente”, disse. Para o governador, destinar corretamente os recursos da educação transforma a qualidade de ensino. “Quero transformar as escolas de Goiás nas melhores do País, e que sejam melhores do que as particulares”, projetou.

Com área total de 9 mil metros quadrados e 3.065 metros quadrados de construção, o novo prédio foi construído no padrão arquitetônico século XXI, um modelo que chama a atenção por suas amplas instalações e pela excelência da estrutura física. São 12 salas de aula climatizadas, bloco administrativo com cinco salas, cantina, refeitório, dois laboratórios, biblioteca, miniauditório, quadra poliesportiva coberta, sala de atendimento educacional especializado, estacionamento interno e pátio coberto.
O vice-governador Lincoln Tejota elogiou a união de esforços dos municípios, deputados federais e estaduais com o governo de Goiás. Ele comemorou a nova sede, construída em alto padrão: “Não podemos aceitar uma política pública que não valoriza o aluno. Como podemos esperar que sejam futuros campeões em diversas áreas?”.
Representando a secretária Fátima Gavioli, o superintendente de Segurança Escolar e do Colégio Militar da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Coronel Vilela disse que Caiado tem feito pela educação o que nunca foi feito antes. “Agora estamos vendo os recursos aplicados corretamente, sendo bem destinados. O governador já é visto como o pai da educação”, destaca.

Segundo a coordenadora regional de Educação, Silvana Nascimento da Silva, a sede concluída é um sonho realizado. “Somos a regional com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), mas faltava algo: uma escola século XXI e um governo que não ficasse só nas promessas”, celebrou.

O prefeito de Silvânia, Doutor Geraldo, destacou que a cidade sonhava com o colégio pronto há mais de nove anos e, nos 50 anos de história, é a primeira vez que a unidade tem sede própria. “Eu sou grato ao trabalho de Caiado e de todo o governo de Goiás. A comunidade educacional recebe hoje [ontem] um projeto muito esperado”, disse Geraldo.

 

Obra retomada
A obra, aguardada há oito anos pela população, teve custo total de R$ 5.477.099,89. Até a sua conclusão, o colégio atendia alunos em dois locais diferentes: uma em um prédio adaptado que não oferecia as condições adequadas e a outra em um espaço cedido pela Universidade Estadual de Goiás (UEG).

No município, governador se reuniu com nove prefeitos da região da Estrada de Ferro

Também ontem, 24, o governador Ronaldo Caiado se reuniu, em Silvânia, com nove prefeitos da região da Estrada de Ferro. “Eu gosto de chegar nas cidades e ouvir a população. Tem que sentir a realidade. Isso é fundamental para nossa gestão”, afirma. O clima foi de parcerias, compartilhamento de demandas e união pelo desenvolvimento dos municípios, independente da região e de questões políticas. “Eu quero parceria com vocês, quero arregaçar as mangas e trabalhar em cada município”, disse o governador em um chamado aos prefeitos e prefeitas.

Após a reunião, as lideranças da região da Estrada de Ferro apostam no fortalecimento de todos os municípios com parcerias com o governo estadual. “Agradeço ao governador, e ao vice-governador Lincoln Tejota, isso só engrandece nossa região”, disse o prefeito Gilmar Pereira, de São Miguel do Passa Quatro.

A iniciativa de abrir a agenda para ouvir lideranças municipais foi destacada pelo prefeito de Gameleira, Wilson de Sousa Júnior. “Isso aproxima o governo estadual dos municípios e os cidadãos só têm a ganhar”, afirma. A prefeita Juliana Costa, de Cristianópolis, contou que o governador se sentou com cada um para resolver demandas e “trazer mais progresso para a região”. Para o prefeito Kelton Pinheiro, de Bonfinópolis, ao ouvir a todos, Caiado demonstra compromisso com o ser humano, uma marca de sua gestão.

“Apesar do momento difícil que estamos passando com a pandemia e muitas dificuldades, o governador está de parabéns pela administração séria, honesta e sem politicagem”, analisa o prefeito de Piracanjuba, Claudiney Bode. “Caiado se mostra um municipalista, com diversas demandas já atendidas, como o Sinaliza Goiás e o Goiás em Movimento”, lembrou o prefeito de Vianópolis, Samuel Cotrim.

Apoiando os municípios da região, o prefeito de Alexânia, Allysson Lima, considerou a reunião como um ótimo encontro: “Uma das qualidades de Caiado é ser transparente e estar muito próximo dos prefeitos, de nos dar a oportunidade de expor nossas demandas de uma forma muito direta.”

Também participaram da reunião os prefeitos Doutor Geraldo (Silvânia), Felipe Dias (Orizona), os deputados estaduais Coronel Adailton, Humberto Aidar, Amauri Ribeiro e Wilde Cambão e o deputado federal José Mario Schreiner. (Da Redação)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo