Notícias

Reeleição de Daniel indica aliança entre o MDB e o DEM para 2022

A manutenção de Daniel Vilela à frente da Executiva estadual do MDB, a ser confirmada na convenção marcada para acontecer hoje, reforça a proposta de aliança do partido com o DEM para as eleições de 2022 e, ao mesmo tempo, enfraquece o movimento pró-candidatura própria ao Palácio das Esmeraldas. É a terceira eleição consecutiva de Daniel Vilela para a direção do partido no Estado.

Assegurados mais de 80% dos votos dos convencionais emedebistas, Daniel caminha para consolidar sua hegemonia no comando do partido, principalmente após a impugnação da chapa liderada pelo deputado estadual e vice-presidente Paulo Cezar Martins – que, juntamente com o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, é líder do movimento pela candidatura própria ao governo de Goiás.

A convenção do MDB goiano traz uma novidade: a eleição para o diretório estadual será realizada em formato híbrido, desobrigando os delegados do deslocamento a Goiânia para votar. Os convencionais receberão um link para a votação, que pode ser realizada pelo celular. Haverá votação presencial na sede do partido, no Setor Aeroporto, em Goiânia. Serão 146 delegados aptos a votar para a eleição de 45 membros-titulares e 15 membros suplentes do diretório estadual, segundo Antônio Soh, assessor da direção do partido.

No último domingo, 13, a Comissão Executiva do partido indeferiu o registro da chapa liderada pelo deputado estadual Paulo Cezar Martins para concorrer nas eleições para o Diretório Estadual do partido. Era o prazo limite para apresentação de registros para a disputa. O motivo: a chapa não cumpriu o artigo 82 do estatuto do MDB, que prevê o mínimo de 5% de votantes inscritos na convenção (convencionais) assinando o requerimento encaminhado.

Já a Chapa 2, liderada pelo atual presidente do MDB goiano, Daniel Vilela, esteve de acordo com todos os dispositivos e está apta a concorrer.

Iris atua para evitar a volta do PSDB

O ex-prefeito Iris Rezende atua, nos bastidores, pela aliança do MDB com o DEM caiadista, por várias razões. Uma delas, diz, a boa administração do governador Ronaldo Caiado, e outra, impedir o retorno do PSDB marconista ao poder em Goiás. Daniel Vilela compartilha a mesma opinião de Iris: o partido não deve aliar-se com os tucanos em 2022, já que sempre fez oposição aos governos comandados pelo grupo de Marconi Perillo. Iris sustenta que o MDB deve preparar-se para lançar candidato próprio ao governo nas eleições de 2026, quando haverá a predominância de nomes emergentes da política de Goiás. Para 2022, o partido deve, segundo o ex-prefeito, buscar a eleição de senador e conquistar bancadas de deputados federal e estadual. Daniel Vilela atua também para que o MDB esteja presente na chapa majoritária a ser encabeçada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM), mas de forma mais discreta. O presidente emedebista tem dito que, efetivamente, o partido vai tratar de sucessão estadual apenas a partir de janeiro.

“Atuação séria e espírito público” de Caiado facilitam a composição

O ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende e o ex-deputado federal Daniel Vilela, presidente do MDB de Goiás, têm opinião semelhante: o governador Ronaldo Caiado conduz de forma “séria e com espírito público” o governo de Goiás, o que, segundo ele, facilita o diálogo para uma eventual aproximação política para as eleições de 2022.
Os líderes emedebistas reconhecem a popularidade de Ronaldo Caiado, que, de acordo com pesquisas, aparece bem avaliado nos 246 municípios, principalmente em cidades grandes como Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Catalão, Rio Verde, Itumbiara, Formosa, Luziânia e Águas Lindas de Goiás.

Desde 2018, Caiado trabalha para ter o MDB em seu palanque, mas tudo indica que, para as eleições do próximo ano, a tendência é de união entre os emedebistas e os democratas, com participação de ambos na chapa majoritária (governador, vice e senador). Dos 246 prefeitos goianos, o governador Ronaldo Caiado conta com o respaldo de 160 deles ao seu projeto de concorrer à reeleição. São prefeitos do DEM, MDB, PSDB, Progressistas e outras legendas. É expressivo, também, o número de vereadores que pretendem subir no palanque de Caiado em 2022.

Além de prefeitos, vereadores, partidos políticos, Ronaldo Caiado conta com apoio significativo de senadores, deputados federais e estaduais, o que reforça ainda mais o seu prestígio eleitoral em Goiás. “Caiado vai muito bem na administração. Vou trabalhar pela sua reeleição”, afirma o senador Vanderlan Cardoso, até pouco tempo a opção do PSD para a disputa à sucessão estadual.

“O Governo Caiado recuperou as finanças, realiza obras em todas as áreas, combate a corrupção e dá exemplo ao País sobre modernidade de gestão”, afirma o deputado federal José Nelto, do Podemos. Nelto, em 2018, integrou a dissidência do MDB que trocou a candidatura de Daniel Vilela pela de Ronaldo Caiado. O presidente da Assembleia Legislativa, Lissauer Vieira (PSB), também antecipa o apoio à reeleição do governador Ronaldo Caiado. “Todo mundo sabe da situação crítica que Caiado recebeu o governo de Goiás em janeiro de 2019. Em dois anos e meio, recuperou as finanças do Estado, realiza obras na saúde, educação, segurança pública e infraestrutura. Natural, portanto, estar ao seu lado em 2022”, declarou Vanderlan.

O deputado estadual Tião Caroço trocou o PSDB pelo DEM e já anuncia também apoio à reeleição de Ronaldo Caiado. “O governador Ronaldo Caiado é sério, honesto, trabalha muito. Estar ao seu lado para novo mandato é um dever de todos nós políticos que pensam no bem da nossa população, que pensam no futuro da nossa juventude.” (H.L.)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo