Notícias

Reeleição levou Roberto Naves a ir além da política de Anápolis e se tornar liderança estadual

Ao conquistar o 2º mandato de prefeito, já no 1º turno, no 3º maior colégio eleitoral de Goiás, Anápolis, cidade a 55 km de Goiânia, o empresário do ramo de Educação Roberto Naves (PP) se projetou como maior liderança do Partido Progressistas no Estado, com o seu nome desde já cogitado para futuros embates eleitorais majoritários – como governador, vice ou senador.

O salto político de Roberto Naves ganhou amplitude ao vencer nas urnas um forte competidor anapolino, o ex-prefeito por duas vezes e atual deputado estadual Antônio Gomide (PT). Vale lembrar que Naves teve o apoio decisivo do governador Ronaldo Caiado (DEM) e do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Ele venceu uma eleição tida como difícil, no ano passado, diante do peso do seu adversário, um gestor que saiu dos seus mandatos à frente da prefeitura com aprovação popular de 85%.  Ao fim da apuração, Naves conquistou 61,28% dos votos válidos ou 101.349 votos, no total.

O petista Antônio Gomide ficou em 2º com 38,72% dos votos válidos ou 64.046 votos. O vice-prefeito da chapa vencedora, novamente, foi Márcio Cândido da Silva, do PP. Os dois integram a Coligação Confiança no Futuro, formada pelos partidos PODE, PSC, Cidadania, PP, DEM, PDT, PL, DC, PMN, PSB, PV, Solidariedade e Avante.

“Eleitor é crítico e quer muito trabalho e verdade”

Sobre a conquista desse 2º mandato de prefeito de Anápolis, Roberto Naves diz que a reeleição foi construída durante quatro anos, com muito trabalho, comunicação, parcerias, mostrando o trabalho para a população. “O eleitor, a cada dia que passa, está mais crítico e esclarecido. As pessoas precisam entender isso: eleições se ganham com trabalho e com verdade. Foi isso que fizemos aqui em Anápolis”, explicou.

Roberto Naves, que é proprietário do Colégio Orion, começou a sua carreira política no PTB, ao lado do então deputado federal Jovair Arantes, migrou para o Progressistas, com apoio do ex-ministro Alexandre Baldy, e inicia seu segundo mandato garantindo apoio político e administrativo do governador Ronaldo Caiado do Democratas.

Em 2016, Naves a primeira campanha eleitoral de Naves à prefeitura de Anápolis começou de forma tímida, com ele aparecendo em 4º lugar nas pesquisas. Aos poucos cresceu e chegou ao 2º turno, derrotando o então prefeito João Gomes (PT), que concorria à reeleição.

Anápolis é uma cidade com forte presença na política de Goiás, de onde despontaram Jonas Duarte, Anapolino de Faria, Henrique Fanstone, Henrique Santillo e Adhemar Santillo, todos com presença forte no cenário estadual. Roberto Naves, agora, se posicionou como uma liderança política de renovação, com possibilidades ilimitadas de novos passos no cenário estadual.

“Roberto Naves é um gestor eficiente, um político de visão ampla e que, com certeza, subirá novos degraus no cenário eleitoral do nosso Estado”, tem dito o governador Ronaldo Caiado, companheiro e aliado político do prefeito anapolino.

Atração de empresas será prioridade do 2º mandato

Como administrador, Roberto Naves é considerado até pelos adversários como ousado, inovador, criativo e com forte vocação para o diálogo e o entendimento, priorizando parcerias com o setor privado e a sociedade civil organizada do município.

No seu 1º mandato, o prefeito de Anápolis investiu em saúde, educação, cultura, meio ambiente e infraestrutura, sempre adotando modelos voltados para projetos participativos, principalmente na mobilidade urbana. Programas de inclusão social para reduzir a linha de pobreza mereceram atenção da prefeitura de Anápolis. Atrair empresas para garantir geração de empregos e renda, quanto ao 2º mandato, será a prioridade.

O fato é que, hoje, Roberto Naves tem seu trabalho reconhecido pelos empresários, vereadores, servidores públicos, membros de entidades de classe e pela sociedade em geral. O que se diz é que Anápolis tem crescido acima da média estadual e nacional, com efeitos positivos para todas as camadas da população e com integração da juventude, geralmente esquecida no município nas administrações passadas. 

Helton Lenine

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo