Notícias

Referência em assistência a Fissuras Labiopalatinas, Cerfis permanece aberto

Atendimentos de urgência e emergência continuam funcionando normalmente. Porém, em razão da Covid-19, procedimentos eletivos estão suspensos para evitar a contaminação cruzada e garantir segurança de quem procura o Materno Infantil

Da Redação

Casos de urgência e emergência continuam sendo atendidos normalmente pelo Centro de Reabilitação de Fissuras Labiopalatinas (Cerfis), que funciona no Hospital Materno Infantil (HMI), em Goiânia. É o que garante o secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino. O secretário explica que apenas atendimentos eletivos – que podem ser programados – estão suspensos durante o período da pandemia do coronavírus.

A medida é necessária para evitar que quem precisa de assistência ambulatorial tenha contato com quem está no pronto-socorro. É uma suspensão temporária determinada pela portaria 511, da SES, que prevê a interrupção de procedimentos eletivos durante a pandemia de Covid-19.

O secretário de Saúde, Ismael Alexandrino, reforça que usar a estrutura do Cerfis para auxiliar o ambulatório do HMI é importante para não haver contaminação cruzada no Hospital. “É uma suspensão temporária. O Cerfis continua como parte estratégica da atenção ao paciente com lábio leporino e fenda palatina da SES. Assim que tivermos condições em relação à pandemia, voltará ao seu pleno atendimento, mantendo sua característica multidisciplinar e multiprofissional”, pontua.

Os pacientes já assistidos pelo Cerfis, que necessitam de retornos pós-operatórios, assim como as situações de urgência ou emergência, estão sendo atendidos no consultório odontológico do Centro. Lá também é oferecida assistência a gestantes com pré-natal de alto risco e a assistência ambulatorial nas especialidades pediátricas de neurologia e cardiologia. Além disso, o banco de leite, que faz o atendimento apenas para pacientes internadas, foi transferido para o local.

“O Cerfis não foi desativado, continua em funcionamento. Mas para atender o plano de contingência elaborado pela equipe técnica para o enfrentamento da coronavírus, algumas áreas assistenciais precisaram ser realocadas”, complementa Rita Leal, diretora regional do Instituto de Gestão e Humanização (IGH), Organização Social que administra o HMI.

O serviço prestado pelo Cerfis do Materno-Infantil é referência no Brasil, atuando na reabilitação de pacientes que nascem com a fenda palatina e será reforçado e continuado. “Mas a pandemia tem exigido ações de enfrentamento que prezam pela segurança dos pacientes, trabalhadores de saúde e da sociedade. No fim da pandemia esperamos retornar o quanto antes os atendimentos regulares do hospital”, afirma Rita.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo