Notícias

Maternidade Célia Câmara realiza primeira cirurgia neonatal

O Hospital e Maternidade Municipal Célia Câmara realizou neste sábado (29/5) a primeira cirurgia neonatal de sua história. A intervenção foi feita emergencialmente em um bebê crítico da UTI Neonatal com prematuridade extrema (28 semana e 2 dias), pesando 1,100 Kg. Apesar da delicadeza do caso e dos riscos que envolvem o procedimento, a equipe e a unidade estavam prontas para prestar assistência adequada ao bebê.

A mãe, que é de Brasília, tem 39 anos e outros quatro filhos. Ela teve complicações por conta da Covid-19 e chegou à maternidade em estado grave no dia 24 de maio, quando teve que fazer o parto de urgência. Neste sábado, o recém-nascido teve que ser submetido a uma cirurgia para corrigir uma abertura gástrica extensa com a qual nasceu.

O HMMCC, que é referência para tratamento de pacientes com Covid-19, inclusive gestantes, estava se preparando para fazer cirurgias pediátricas a partir de terça-feira (1º/6), mas a urgência fez com que o primeiro procedimento fosse antecipado. “Estávamos com tudo pronto, Centro Cirúrgico Pediátrico de última geração, todo equipado; Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica com todos os equipamentos necessários; equipe com especialidade Neonatal, inclusive anestesista, por isso a cirurgia foi um sucesso”, afirma o secretário de Saúde, Durval Pedroso.

Durval destaca a principal vantagem de tratar mãe e filho em um mesmo local. “As intervenções são realizadas com maior rapidez, assegurando assim uma maior chance de vida dos bebês e mamães. Em relação a esse caso, mãe e filho ainda estão em estado grave na UTI, mas recebendo tudo que há de melhor para que evoluam bem”, finaliza.

Secom Goiânia

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo