Notícias

Região Leste de Goiânia recebe testagem ampliada da covid-19

Testes serão realizados no setor Jardim Novo Mundo na modalidade drive thru na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro. Ação começa nesta quarta- feira (12/08) e segue até sábado (15) das 08 às 17 horas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta quarta-feira (12) mais uma testagem ampliada da população para a covid-19. Desta vez, a ação beneficia moradores da região Leste da capital, que é formada por 13 bairros e por cerca de 206 mil habitantes. A testagem será realizada apenas na modalidade drive thru, na Escola Municipal Mônica Castro Carneiro, localizada na Avenida Cristóvão Colombo no Jardim Novo Mundo. A ação acontecerá das 08 às 17 horas de quarta-feira (12) à sábado (15).

A região Leste foi escolhida para a realização da testagem de forma ampliada por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias que demonstraram que no local há uma alta incidência de casos de covid-19. “É extremamente importante ampliar a testagem para conter a disseminação do vírus e para evitar que mais pessoas fiquem doentes”,afirma a secretária de saúde Fátima Mrué. O objetivo também é reduzir o número de internações e otimizar a regulação de leitos da capital.

O esquema de testagem será o mesmo que vem sendo realizado nas últimas semanas. Poderão realizar os testes moradores da região que tenham acima de 12 anos, que não apresentam sintomas e que tiveram contato com casos suspeitos ou confirmados doença. Para pessoas que apresentarem sintomas, a orientação é que procurem uma unidade de saúde.

Para a realização dos testes serão adotados os mesmos protocolos das outras regiões. Equipes de profissionais de saúde estarão dispostos para coletar o material, por meio do teste rápido de antígeno. Diferente dos outros testes, esse modelo apresenta o resultado de forma mais rápida. O resultado sai em cerca de 20 minutos e o paciente pode aguardar o resultado no local.

Os casos positivos serão serão encaminhados para um equipe composta por médicos, biomédicos e enfermeiros que estarão no local. Os profissionais realizarão o atendimento necessário sem a necessidade de encaminhamento para uma unidade de saúde. Essa estratégia visa promover o isolamento social de pacientes positivos para a covid-19.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo