AparecidaNotícias
Tendência

Aparecida prepara tradicional encenação da Via Sacra na Semana Santa

Com ensaios acontecendo aos finais de semana, atores profissionais e amadores se juntam na encenação da Via Crucis

Será realizada na sexta-feira, 29, sexta-feira da Paixão, a tradicional encenação da Via Sacra promovida há 38 anos pelos jovens Católicos das Paróquias da Região do Colina Azul l. O evento acontecerá no campo de futebol do Jardim Riviera, na Avenida Teotônio Vilela, a partir das 17h. O espetáculo cristão é encenado por 150 atores e coordenado pelo Grupo Teatral Repensar e conta com apoio da Prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Cerca de 150 jovens participarão da encenação deste ano, que tem como objetivo passar a mensagem do que Jesus passou em suas últimas horas de vida. “Seguimos o roteiro como na Bíblia, mostrando a Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Queremos mostrar para a população, e principalmente para os jovens, que Jesus morreu para nos salvar, para nos livrar de nossos pecados e também mostrar o que ele foi e o que sofreu pelo nosso bem”, informou um dos coordenadores do evento, Redelson Tomaz.

Segundo o coordenador, os ensaios para a tradicional encenação da Via Sacra acontecem aos sábados e domingos. “Nos preparamos muito, todos os anos, para apresentar um espetáculo grandioso para os nossos espectadores. E todo ano as arquibancadas ficam lotadas”, pontuou Redelson.

VIA CRÚCIS – A via crúcis é o trajeto seguido por Jesus carregando a cruz, que vai do Pretório até o Calvário. Os fiéis percorrem mentalmente a caminhada de Jesus a carregar a Cruz desde o Pretório de Pilatos até o monte Calvário, meditando simultaneamente à Paixão de Cristo.

Também chamada Via Sacra, teve origem na época das Cruzadas (do século XI ao século XIII), quando os fiéis que então percorriam na Terra Santa os lugares sagrados da Paixão de Cristo, quiseram reproduzir no Ocidente a peregrinação feita ao longo da Via Dolorosa em Jerusalém. O número de estações ou etapas dessa caminhada foi sendo definido paulatinamente, chegando à forma atual, de quatorze estações, no século XVI.

Cada uma apresenta uma cena da Paixão a ser meditada pelo discípulo de Cristo:

1ª Estação: Jesus é condenado à morte
2ª Estação: Jesus carrega a cruz às costas
3ª Estação: Jesus cai pela primeira vez
4ª Estação: Jesus encontra a sua Mãe
5ª Estação: Simão Cirineu ajuda a Jesus
6ª Estação: Verônica limpa o rosto de Jesus
7ª Estação: Jesus cai pela segunda vez
8ª Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém
9ª Estação: Terceira queda de Jesus
10ª Estação: Jesus é despojado de suas vestes
11ª Estação: Jesus é pregado na cruz
12ª Estação: Jesus morre na cruz
13ª Estação: Jesus morto nos braços de sua Mãe
14ª Estação: Jesus é enterrado

 

 

Leia a nossa edição impressa. Para receber as notícias do Diário de Aparecida em primeira mão entre em um dos nossos grupos de WhatsApp

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo