Notícias
Tendência

RETOMADA:Turismo em Goiás cresce 115,5% na comparação com 2020, diz IBGE

Com avanço da vacinação, ramo tem perspectiva de que ano que vem o resultado se iguale ao período pré-pandemia

RETOMADA DO SETOR

Turismo em Goiás cresce 115,5% na comparação com 2020, diz IBGE

Eduardo Marques

A retomada do turismo tem sido impulsionada, principalmente, pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo, restaurante, hotel, rodoviário coletivo de passageiros e serviço buffet. Dados divulgados pelo Observatório da Goiás Turismo mostram que houve crescimento de 115,5% no volume de atividades turísticas no Estado de Goiás em julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020. Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que a expansão no País foi de 83%.

Apesar das perdas registradas no ano anterior, neste segundo semestre de 2021, com o avanço da vacinação contra a Covid-19 em todo o território brasileiro, a pasta registra um crescimento no volume de atividades turísticas no País, e também um crescimento da receita do setor, segundo dados do IBGE. Levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 4.884.221 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, ou dose única, foram vacinadas 2.880.011 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

No que tange ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), resultante da exploração da atividade turística no Estado de Goiás, houve uma redução de 32,64% em 2020, frente ao mesmo período do ano anterior, saindo de R$142.440.822,84 milhões, em 2019, para R$ 95.946.995,93 milhões, em 2020, em função dos efeitos adversos da pandemia sobre o setor. Em 2019, o setor de turismo era responsável por 0,83% da receita de ICMS, em 2020, essa participação cai para 0,54%.

No que se refere ao saldo de empregos, no setor, em Goiás, o ano de 2020 terminou com um saldo negativo de 6.354, ou seja, houve mais demissões do que admissões, conforme dados do Ministério da Economia. O segmento de serviços nas áreas de alimentação, alojamento, transporte rodoviário e atividades culturais foi um dos mais prejudicados, no Estado de Goiás.

O índice de volume de atividades turísticas, no Brasil, calculado mensalmente pelo IBGE, no indicador acumulado de janeiro a dezembro de 2020, apresentou retração de 36,7%, frente a igual período do ano anterior. Em Goiás, essa retração foi de 31,7%. Em relação à Receita Nominal, proveniente das Atividades Turísticas, no Brasil, houve retração de 38,1%, no mesmo período. Em Goiás, a retração acumulada, de janeiro a dezembro de 2020, foi de 33,4%, segundo dados do instituto.

Apesar do avanço significativo, registrado em relação ao mesmo período do ano anterior, julho de 2021, frente a julho de 2020, em comparação a julho de 2021, em relação ao mês anterior, ou seja, junho de 2021, o índice de atividades turísticas, no País, apontou expansão de apenas 0,5%. Em Goiás, foi registrada uma retração de 1,9%, no mesmo período, juntamente com Paraná, São Paulo e o Distrito Federal. No que se refere à Receita Nominal, proveniente das Atividades Turísticas, no mês de julho de 2021, o Índice de Receita Nominal das Atividades Turísticas, no Brasil, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços – PMS do IBGE, apresentou expansão de 4,7%, comparado ao mês imediatamente anterior. Em Goiás, essa expansão foi de 2,6%, no mesmo período. Apesar de queda no volume de atividades, frente ao mês anterior, houve um aumento da receita, em função do ajuste de preços de determinados serviços.

Recentemente, o site Booking.com, que tem como principal atividade a reserva de hospedagens, realizou uma pesquisa com seus clientes adultos sobre seus planos de viajar, nos próximos 12 meses. Os dados do levantamento indicam que três em cada 4 brasileiros (76%) se sentem esperançosos em viajar, em 2021. Outro dado interessante do levantamento é que aproximadamente 70% dos entrevistados não se importariam de apresentar um comprovante de vacinação, para terem acesso a produtos e serviços turísticos.

 

Passaporte de imunização

Hoje, alguns Estados da Federação, como o Rio de Janeiro e São Paulo, já exigem a apresentação de um comprovante de imunização, em seus espaços turísticos. O mesmo comprovante também é necessário para ter acesso a diversos países, pois, segundo especialistas em saúde coletiva, a vacinação é o único meio eficaz de reduzir o número de perdas humanas, em virtude da Covid-19. Sendo assim, é de se esperar que novos destinos adotem essas medidas, então caberá ao viajante prestar atenção às exigências de cada localidade, antes de concretizar um plano de viagem. Em Goiás, atualmente, ainda não existe um decreto oficial para regulamentar esta questão, por outro lado, o Governo de Goiás tem sempre reforçado a necessidade da imunização.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo