Aparecida
Tendência

Retrato lamentável de Aparecida: buracos, lama e matagal a perder de vista

“Cadê o prefeito e vereadores desta cidade? Esse ano terá eleições novamente, prestem atenção em quem vocês irão escolher, para não repetir os mesmos eleitos, já está mais que provado que eles não estão nem aí para gestão pública”, desabafa internauta

Ana Paula Arantes

O volume de reclamações devido a lentidão nos serviços de roçagem e tapa-buracos, infelizmente, só está aumentando. O grito preso na garganta dos aparecidense é solto nas redes sociais e nas redações dos veículos locais. O povo se sente humilhado ao ver seu bairro perdido em meio à abundância de um indesejado matagal, ruas intransitáveis por conta dos buracos, e por vezes sem o asfalto. O Diário de Aparecida não pode negar aos cidadãos o direito de denunciar e mostrar como está o cenário no perímetro em que vivem.

Vinte e quatro horas é o suficiente para que problemas dezenas de fotos e vídeos sem enviadas a nossa redação e outras expostas em páginas do facebook que os moradores alimentam. Em menos de uma semana, mais um caminhão da coleta de lixo foi flagrado preso em buracos de lama, desta vez, foi no Setor Rosa dos Ventos na Rua Tereza Sônia Mazzocato. Segundo os moradores a luta pelo asfalto dura há mais de 20 anos

“Cadê o prefeito e vereadores desta cidade? Esse ano terá eleições novamente, prestem atenção em quem vocês irão escolher, para não repetir os mesmos eleitos, já está mais que provado que eles não estão nem aí para gestão pública. Nesse setor já deveria ter asfalto. Tenso, viu. Essa é a cidade inteligente né”, ironizou internauta.

A Rua 49 que faz divisa entre o Bairro Independência e o Parque Hayala, mais conhecida como “Baixada do Hayala”, segundo os moradores, está perigosa para motoristas e pedestres. A rua é movimentada e de extrema importância para os que precisam atravessar os dois bairros. Os veículos se desviam dos buracos e os pedestres sofrem com os respingos de lama. O alerta dos moradores é de atenção redobrada ao trafegar na pista.

“Baixada perigosa, além desses buracos não tem nem calçadas para pedestres, as aulas voltando e várias crianças se arriscando para poder ir para escola. Cadê os vereadores da região? Não são bons para pedir votos? Agora cadê pra cobrar da urbanização e arrumar essa baixada? Estão tudo puxando saco do prefeito sumiu todos, a cidade de Aparecida de Goiânia está largada própria sorte infelizmente”, reclamou uma internauta,

Em todas as extremidades de Aparecida há denúncias e pedidos de aceleração dos serviços da prefeitura. No início da semana, um jovem foi flagrado roçando o matagal do cruzamento da Rua 67 no Bairro Independência. O rapaz comprou uma roçadeira e fez o serviço, que segundo ele, a iniciativa se deu devido aos vários acidentes no local. Os setores, Garavelo, Cidade Livre e Colina Azul e região, estão carentes dos serviços essenciais de infraestrutura. Um morador do Bairro Cardoso fez questão de percorrer uma das avenidas do setor com seu veículo e filmou a farta vegetação não cultivada, mato e mais mato a perder de vista.

Bairros que terão que esperar 100 dias para receber roçagem e tapa-buraco

O Diário de Aparecida solicitou posicionamento da prefeitura de Aparecida por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) sobre a previsão de nivelamento da Rua 49 do Independência e dos Bairro Cardoso, e de que forma o cronograma de atendimento aos demais setores está operando. Confira a resposta na íntegra:

Nota na íntegra

“A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida (SDU) informa que intensificou em dezembro o serviço de roçagem no município, que é realizado de duas a três vezes no ano, percorrendo todos os 300 bairros. O objetivo da força-tarefa é manter a limpeza da cidade e evitar o acúmulo de mato, lixos e entulhos em lotes baldios particulares e áreas públicas.

“Informa que a pasta segue um cronograma já estipulado e que está percorrendo os bairros de segunda a sábado. Informa ainda que a expectativa é percorrer todos os 300 bairros da cidade em 100 dias e que o Bairro Cardoso será atendido até o fim de janeiro, conforme cronograma.

“A secretaria ressalta que a obrigatoriedade de limpeza e manutenção dos lotes baldios privados é do proprietário do imóvel, mas que realiza o serviço para minimizar os problemas causados pelo mato e entulho aos moradores vizinhos a esses locais e que este serviço é cobrado no ITU (Imposto Territorial Urbano) anual”. (A.P.A.)

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo