Notícias

Reunião discute parcerias com unidade de conservação no sul do Estado

Uma reunião no último dia 25 de fevereiro entre representantes da Prefeitura de Quirinópolis, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e da Usina Boa Vista, do Grupo São Martinho, discutiu a possibilidade de uma possível parceria com a empresa para investimento na Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza.

Durante o encontro, foram apresentados os projetos e os planos de trabalho da Unidade de Conservação. A ideia é que, caso se concretize a parceria, seja disponibilizado novo apoio à pesquisa na região, garantindo a preservação do meio ambiente e incentivando a sustentabilidade.  

Participaram da reunião o reitor da UEG, professor Valter Gomes Campos; o prefeito de Quirinópolis, Anderson de Paula; a secretária Municipal de Meio Ambiente, Jania Salles; o coordenador do Câmpus Sudoeste, Roberto Barcelos; os pesquisadores da UEG, Isa Lúcia, Wellington Hannibal e Raoni Guedes; representantes da Usina Boa Vista (Grupo São Martinho) – a analista de meio ambiente Gisele Arantes, assessor de meio ambiente Vitor Morilla e advogado ambiental Márcio Vanalli;  a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semad); a subsecretária de Desenvolvimento Sustentável, Proteção Ambiental e Unidades de Conservação, Vanessa Fernanda Schmitt; e Carol Araújo, do Gabinete político e equipe.

Na ocasião, o prefeito Anderson de Paula solicitou urgência na avaliação do plano do possível convênio pela Câmara de Unidades de Conservação, ligada à Semad, e ressaltou a necessidade da sua  realização e do comprometimento de todos na busca pelo desenvolvimento sustentável no município.

 A Unidade de Conservação

A Unidade de Conservação Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza, localizada em Quirinópolis, é a maior área de vegetação nativa do sul de Goiás. Ela possui aproximadamente 500 hectares, mas está inserida numa mancha contínua maior, que se aproxima a 1.000 hectares, com um mosaico de vegetação com floresta de galeria, floresta estacional e veredas.

Segundo o professor Roberto Barcelos, Unidades de Conservação são áreas que abrangem o espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo recursos hídricos e ambientes que possuem características naturais relevantes. “As UCs são legalmente instituídas pelo Poder Público – nesse caso pela Prefeitura de Quirinópolis –  com objetivos de conservação. São também soluções que proporcionam o estudo e preservação da biodiversidade de um bioma, bem como promover a proteção ambiental”, destaca.

Em 2015 foi criada a Unidade de Conservação Refugio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza, que está dentro da categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral, e a conservação da natureza é seu principal objetivo.

O professor Raoni Guedes, pesquisador do Câmpus Sudoeste, explica que a Universidade Estadual de Goiás esteve envolvida nas etapas da criação, contribuindo com o levantamento rápido de informações sobre fauna e flora locais, estudos estes que evidenciaram o potencial do local para constituir uma Unidade de Conservação. Mas, de acordo com o professor, uma vez criada a UC, é necessário estabelecer as regras e normas de seu uso. Nesta categoria a exemplo, o uso é mais restrito, sendo permitido apenas o uso indireto dos recursos naturais. Estas regras de uso da UC são estipuladas pelo Plano de Manejo.

Esta segunda etapa também conta com a parceria entre a UEG Campus Sudoeste – Sede Quirinópolis e a Prefeitura de Quirinópolis. “A Prefeitura tem dado apoio logístico aos pesquisadores da Universidade e estes têm realizado campanhas envolvendo pesquisa com a mastofauna, flora e caracterização dos solos”, salienta Raoni.

No levantamento rápido foram descritas 17 espécies de samambaias e licófitas, 159 espécies de angiospermas, aproximadamente 200 espécies de aves e 17 espécies de mamíferos, dados publicados no livro Biodiversidade, Manejo e Conservação do Sul de Goiás, de Hannibal et al. 2017. “Em pesquisas recentes os pesquisadores têm observado espécies endêmicas, descritas pela primeira vez no Estado de Goiás, e até mesmo espécies novas”, diz.

Raoni lembra ainda que a Serra da Fortaleza, onde está inserida a UC Refúgio da Vida Silvestre Serra da Fortaleza, é também local onde nascentes e córregos afluentes do Ribeirão das Pedras estão presentes. “Portanto, proteger essa vegetação é uma forma de garantir a qualidade e quantidade da água para a população quirinopolina”, reforça.

Fonte: UEG-GO

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo