Notícias

Operação Resguardo da Polícia Civil em Goiás prende 97 homens envolvidos em violência contra mulheres

Edna Barbosa 

Cinco mil policiais civis participaram da ação em todo o país. A Operação Resguardo aconteceu em 26 Estados e teve como principal objetivo, combater toda e qualquer violência doméstica contra a mulher. O resultado das ações, foram apresentados pela a titular da 1ª Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Goiânia, Paula Meotti, em videoconferência às autoridades dos 246 municípios goianos. Na entrevista coletiva, a delegada disse que os números são assustadores, já que, representam apenas o mês de fevereiro. 

“Essa operação já é considerada a maior operação de combate a violência doméstica e familiar no nosso país. Tivemos números consideráveis, principalmente aqui no Estado de Goiás. É muito importante as mulheres trabalharem a questão da própria autoestima e amor próprio, nós sabemos que nesse ciclo, a violência psicológica é uma das primeiras; fazendo com essas mulheres se sintam menosprezadas e acabam aceitando outros tipos de violência”, disse. 

A delegada ressaltou ainda que é importante as mulheres ficarem em alerta ao comportamento do companheiro, o pedido de desculpas não vai romper de fato um ciclo de violência. 

Principais agressões 

“Crimes como: lesão corporal, tentativa de feminicídio, crimes contra a honra, crimes contra a dignidade sexual e ameaças. Então, além de ter o papel de cumprimento de prisão, a Polícia Civil também teve a preocupação com a conclusão das investigações e remetê-las ao poder judiciário”, finalizou Paula Meotti. 

A Operação Resguardo aconteceu em 26 estados e no Distrito Federal, durante os dias 1 de janeiro e 5 de março. Ainda foram destacados nas ações, a importância da participação da sociedade e necessidade de denunciar a violência doméstica no processo de prevenção de feminicídios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo