Notícias
Tendência

Safrinha do milho deve crescer 23% em Goiás

Estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi apresentada em evento que contou com a participação do Governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira, em Caldas Novas

O governador Ronaldo Caiado abriu nesta terça-feira (14/06), em Caldas Novas, a colheita do milho safrinha. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que o milho de segunda safra em Goiás cresça 23% no ciclo 2021/2022, quando comparado ao período anterior.

Se confirmada a projeção, esse crescimento ajudará o Estado a bater novo recorde na safra de grãos, cuja estimativa geral gira em torno de 28,1 milhões de toneladas. Na safra anterior, foram 24,6 milhões de toneladas de grãos. “A tecnologia, a garra do produtor e a competência do setor rural mostram que o agro é o sustentáculo para gerar riqueza, emprego, renda e qualidade de vida”, observou o governador durante evento realizado na Fazenda Planalto.

O milho safrinha possibilita uma produção e faturamento em um período ocioso do ano, em que o preço do grão geralmente é maior do que no período de safra de verão. Ainda segundo a Conab, o milho safrinha deve fechar o ciclo 2021/2022 com crescimento de 5% em área plantada e 17,2% em produtividade média. A área plantada deve ficar em 1,7 milhão de hectares; a produtividade média, em 4,8 toneladas por hectare; e a produção, em 8,4 milhões de toneladas. Os dados constam no 9º Levantamento da Safra de Grãos.

ANO PROMISSOR

O titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Tiago Mendonça, afirmou que 2022 tem sido um ano promissor para o Estado. “Vamos colher cerca de 11 milhões de toneladas de milho, e isso contribui muito com a nossa economia, com a geração de emprego e a otimização de maquinários. Então, a safrinha se torna extremamente importante”, explicou ao somar o volume duas safras. Já o proprietário da Fazenda Planalto, Flávio José Dias, disse que a safrinha “é a segunda fonte de renda” local.

O prefeito de Caldas Novas, Kleber Marra, definiu o agro como “a sensação do momento”, uma alusão ao protagonismo do setor na economia brasileira e estadual. O gestor municipal também comentou sobre as parcerias firmadas junto ao Estado para melhoria de estradas, o que facilita o escoamento da produção. “Temos andado de mãos dadas”, pontuou o prefeito. “E precisamos desses homens que geram o alimento até a mesa de cada cidadão”, disse aos produtores rurais.

 Extimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi apresentada em evento que contou com a participação do Governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira, em Caldas Novas

Estimativa é da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e foi apresentada em evento que contou com a participação do Governador Ronaldo Caiado nesta quarta-feira, em Caldas NovasFoto: Hegon Corrêa

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo