Notícias

Saneago desmente fake news sobre aumento de tarifa

Empresa de saneamento afirmou que não foi consultada pelo portal Goias24horas, que veiculou a informação falsa

A Saneago desmentiu, por meio de nota oficial, uma desinformação divulgada na tarde desta segunda-feira, 18, pelo site Goias24horas, objeto de várias investigações e decisões judiciais.

O blog diz que está autorizado em Goiás o aumento das tarifas durante a pandemia. Mas a informação é considerada falsa pela empresa de saneamento: “A Saneago esclarece que não foi avaliada qualquer alteração da tarifa. A Nota Técnica 3/2020 – publicada no início de abril – trata, exclusivamente, de um estudo para definição de metodologia de cálculo de revisão tarifária a ser aplicada pelas agências reguladoras.

A Companhia explica ainda que é atribuição da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) fixar e autorizar quaisquer alterações nas tarifas, conforme preceitua o §1º do artigo 38, da Lei Federal nº 11.445/2007: “As revisões tarifárias terão suas pautas definidas pelas respectivas entidades reguladoras, ouvidos os titulares, os usuários e os prestadores dos serviços”.

O blog responsável pela desinformação é investigado pela prática reiterada de fake news. Conforme inquérito policial, o jornalista responsável atuaria alinhando aos interesses políticos do ex-governador Marconi Perillo, que o remunerava, segundo o Ministério Público, de forma fraudulenta durante seu governo.

O blog não informa, por exemplo, que o último reajuste ocorrido nas tarifas alcançou os vultosos 32% do valor e ocorreu na gestão de Marconi Perillo, em 2015.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo