Política
Tendência

Sangria desatada: tucanos perdem prefeitos, vereadores e parlamentares há quase 3 anos

Prefeitos preferem caminhar ao lado do governador

Desde a derrota eleitoral de 2018, o PSDB goiano sofre baixas em seus quadros, o que provoca um clima de apreensão no partido em relação ao desempenho às eleições do ano que vem. O tucanato não consegue encontrar nomes capazes de enfrentar as eleições majoritárias (governador e senador) e proporcionais (deputado federal e estadual).

Dos 20 prefeitos eleitos pelo PSDB em 2020, pelo menos a metade já debandou rumo ao DEM do governador Ronaldo Caiado. Entre eles, os prefeitos Naçoitan Leite (Iporá) e Carlão da Fox (Goianira). Os gestores municipais trocam o PSDB pelo DEM diante da perspectiva de firmar parcerias administrativas com o governador Ronaldo Caiado, assegurando obras aos seus municípios.

 “Optamos por caminhar ao lado de Ronaldo Caiado porque ele dialoga com os prefeitos, isso facilita a definição de obras para as nossas cidades”, diz Naçoitan Leite.

 

O prefeito de Goianira, Carlão da Fox, que também trocou o PSDB pelo DEM, diz que Ronaldo Caiado é um prefeito “municipalista”. E acrescenta: “Estaremos na campanha pela reeleição de Ronaldo Caiado, ano que vem, para que ele possa dar sequência ao trabalho administrativo que vem realizando em favor dos goianos”.

Em 2020, dois deputados estaduais do PSDB deixaram o partido para migrar na direção do DEM do governador Ronaldo Caiado: Diego Sorgatto e Timão Caroço. Sorgatto se elegeu prefeito de Luziânia.

“Percebi que Ronaldo Caiado é um homem público exemplar, correto, leal e honesto. Estou feliz ao lado do governador. Vamos suar a camisa pela sua reeleição em toda a região do Entorno do Distrito Federal”.

 

Tião Caroço diz que o “maior acerto político” de sua carreira foi trocar o PSDB pelo DEM para apoiar o governo Caiado na Assembleia Legislativa. “Temos orgulho de respaldar um governo como o de Caiado, que se empenha em fazer o melhor para a população do estado. Ele valoriza a saúde, educação, segurança pública e também a área social”.

Mais defecções do PSDB na Assembleia Legislativa: os deputados Francisco de Oliveira e Talles Barreto anunciaram saída do partido e imediato integração à base do governo Caiado. Francisco de Oliveira, que já foi companheiro político de Caiado no antigo PFL, que originou o DEM, explica: “Os prefeitos de minha base política me fizeram apelo para dar respaldo ao governo Caiado na Alego. Por acreditar nas boas intenções de Caiado e no trabalho profícuo que realiza, decidi estar ao lado do governador”.

Talles Barreto também vai trocar o PSDB pelo DEM, mas já está incorporado à base aliada do governo Caiado na Alego. “Quero continuar trabalhando pelos municípios e o governo Caiado tem respaldo dos prefeitos, com as parcerias que implementam em todo o Estado”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo