BrasilSaúde

São Paulo confirma terceiro caso da variante Ômicron no Brasil

Outros dois casos são de casal de missionários que atua na África e veio para a cidade de SP visitar familiares

Agência Brasil

A Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta quarta-feira, 1°, o terceiro caso da variante Ômicron no Brasil (veja mais no vídeo acima). Trata-se de um passageiro de 29 anos vindo da Etiópia e que desembarcou no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, na Grande SP, no sábado (27). Na ocasião, ele testou positivo para Covid-19.

Ele fez o teste no aeroporto pelo laboratório CR Diagnósticos no próprio aeroporto ao desembarcar e não apresentava sintomas da doença, informou a Secretaria de Saúde. Ainda segundo a pasta, o homem já tinha se vacinado (com as duas doses da Pfizer), passa bem e está em isolamento domiciliar desde sábado. O caso é acompanhado pela Vigilância Sanitária de Guarulhos, onde o paciente mora. O teste foi sequenciado geneticamente pelo Instituto Adolfo Lutz, que na terça-feira, 30, já havia confirmado os dois primeiros resultados positivos para a variante Ômicron no Brasil.

Ômicron

A variante ômicron – também chamada B.1.1529 – foi reportada à OMS em 24 de novembro de 2021 pela África do Sul. De acordo com a OMS, a variante apresenta um “grande número de mutações”, algumas preocupantes. O primeiro caso confirmado da ômicron foi de uma amostra coletada em 9 de novembro de 2021 no país.

Na última terça-feira, 30, autoridades sanitárias holandesas afirmaram que a variante já estava presente na Holanda no dia 19 de novembro – uma semana antes do que se acreditava e antes da OMS classificar como variante de preocupação. A primeira imagem da variante ômicron do coronavírus revelou mais que o dobro de mutações que a da variante delta.

 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo