Notícias

Saúde capacita profissionais da Atenção Básica sobre coronavírus

A capacitação será realizada em cinco dias. Na manhã de ontem, 04, os gestores das unidades de saúde participaram da palestra de orientação

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou na última quarta-feira, 04, o ciclo de capacitações de profissionais de saúde da Atenção Primária para o enfrentamento do coronavírus.  Cerca de 700 profissionais serão capacitados para acolher os casos suspeitos e realizar os procedimentos corretos indicados para a situação.

A capacitação será realizada em cinco dias. Na manhã de ontem, 04, os gestores das unidades de saúde participaram da palestra de orientação. A partir da tarde de hoje e até dia 11 de março os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e do Estratégia Saúde da Família (ESF) vão receber o treinamento.  A próxima etapa está prevista para os cirurgiões-dentistas.

“Na maioria das vezes a população procura primeiramente uma unidade da Atenção Primária para receber os primeiros atendimentos, e o Estratégia Saúde da Família trabalha diretamente e com mais envolvimento junto de um grupo de pessoas, por isso, os treinamentos constantes são necessários para que todos estejam atualizados e saibam como agir”- explica a Secretária Municipal de Saúde, Fátima Mrué.

A ação faz parte do Plano Municipal do Enfrentamento do Coronavírus de Goiânia, elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. O plano tem como objetivo instrumentalizar os serviços de vigilância em saúde para ações de prevenção, controle e monitoramento dos casos, estruturar a assistência à saúde e todos os profissionais para atendimento, estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos padronizados para a resposta de doença respiratória aguda (2019-CoV)definir a estratégia de atuação da SMS  frente a ocorrência de um caso suspeito ou confirmado e instituir e intensificar medidas para evitar a disseminação e promover o controle da doença no município.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo