Notícias

Saúde de Aparecida abre mais três UBS’s para a Vacinação contra a Pólio e a Multivacinação

Da Redação

Para reforçar a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite (Paralisia infantil) e Multivacinação, realizada até 30 de outubro, a Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia disponibilizou mais três salas de vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Independência Mansões, Alto Paraíso e Garavelo Park (esta a partir do dia 26) totalizando 29 pontos em toda a cidade. Durante a mobilização, todos os protocolos e diretrizes de segurança que visam o controle da COVID-19 serão seguidos criteriosamente.

Os pontos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Num deles, no Cais Nova Era (Avenida São João Batista, Quadra 1/7, Setor Jardim Nova Era), a vacinação será apenas para adultos a partir do próximo dia 26. Por isso, a SMS remanejou esse atendimento e as crianças da região do Nova Era devem ser vacinadas nas UBS’s Cruzeiro do Sul e Ilda, que ficam a cerca de 3km do Cais.

Especialistas da SMS alertam a população para a importância de vacinar os pequeninos e atualizar o esquema vacinal de crianças, adolescentes e adultos também contra males como o sarampo e a febre amarela, dentre outros, e lembram que o Brasil enfrenta risco de aumento de doenças. Em Aparecida, a meta da SMS é a de imunizar mais de 99 mil pessoas das faixas prioritárias (crianças menores de 1 a 5 anos de idade e crianças e adolescentes de 9 a 15 anos de idade).

Vacinação essencial

A Coordenação de Imunização da SMS chama a população para levar suas crianças para serem vacinadas porque essa imunização é indispensável e pode salvar vidas e evitar sofrimentos.

São oferecidas vacinas que protegem contra várias doenças como: febre amarela, BCG (tuberculose); rotavírus (diarreia); poliomelite oral e intramuscular (paralisia infantil); pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, Haemophilus influenza tipo b – Hib); pneumocócica; meningocócica; DTP; tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola); HPV (previne o câncer de colo de útero e verrugas genitais); além das vacinas contra varicela e hepatite A.

Proteção para todas as idades

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo prioritário é o das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, mas todas as pessoas de até 49 anos com esquemas vacinais incompletos devem ir aos postos para fazer a atualização e se proteger contra uma série de enfermidades, além de contribuir para a redução do risco de transmissão de doenças imunopreveníveis.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo