Notícias

Saúde de Aparecida de Goiânia realiza atividades para um Carnaval mais seguro e consciente

Para contribuir para dias de folia mais seguros, nestas semanas que antecederam o feriadão de Carnaval as unidades da rede municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia fizeram uma força-tarefa por todos os cantos da cidade, em meio às atividades rotineiras, para conscientizar as pessoas sobre a prevenção contra as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), iniciativa que sempre é reforçada neste período.

O superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção, informa que a mobilização incluiu palestras educativas, blitz nas ruas, entregas de kits com preservativos masculinos e femininos, realização de exames e rodas de conversas com orientações sobre formas de prevenção e para evitar excessos no consumo de álcool, dentre outros aspectos.

Palestra educativa no Centro de Saúde Papillon Park

 

Proteção permanente

“É importante que a população saiba que todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município realizam, o ano inteiro, e não apenas antes do Carnaval, o teste rápido, e que esteja atenta sobre todas as formas de prevenção das IST/HIV/Aids e Hepatites Virais”, destaca a superintendente de Vigilância em Saúde, Vânia Camargo.

A responsável pelo Programa de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Paula Vieira de Deus, ressalta que foram distribuídos nos últimos dias 50 mil unidades de preservativo masculino, 5 mil de feminino e 4 mil de gel lubrificante. “Nosso objetivo é o de impedir a cadeia de transmissão epidemiológica dessas doenças, além de oferecer cada vez mais o teste rápido de forma oportuna, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde (MS) ”.

 

Saúde e respeito ao próximo  

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães recomenda a todos, especialmente aos foliões, que se divirtam com atenção e cuidado para garantir o aproveitamento máximo e seguro dos dias de festa: “Vamos fazer um Carnaval memorável de alegria e tranquilidade. Seja para quem vai recarregar as baterias no sossego, aproveitar a agitação ou trabalhar. Não exagerem no consumo de álcool, hidratem-se bem, usem preservativos em suas relações e fiquem duplamente atentos às crianças, gestantes e idosos em quaisquer situações. Tudo fica melhor com saúde e respeito ao próximo. ”     Fonte: Polliana Martins

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo