Notícias

SEBRAE traz para Aparecida programa que oferece consultoria gratuita em 70 mil empresas goianas

A Associação Comercial e Industrial de Aparecida de Goiânia (Aciag), a Federação das Microempresas (FEMICRO), a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), o NDL (Núcleo de Dirigentes e Lojistas) e a Prefeitura Municipal de Aparecida, reuniram lideranças empresariais do município na manhã de ontem, 17, na sede da Aciag para apresentar o lançamento do programa SEBRAE na Sua Empresa para os Micro e Pequenos empresários goianos. O encontro cumpriu todas as medidas de segurança, com distanciamento entre pessoas, uso de máscara e álcool gel. 

Ao Diário de Aparecida, Leopoldo Moreira, presidente da Aciag, disse que o município saiu na frente no acesso ao programa devido sua representatividade na geração de empregos e por ter cerca de 50 mil CNPJs ativos; onde, 48 mil são de micro e pequenas empresas; o que habilita a cidade a receber o programa com primazia. 

O Programa Sebrae na Sua Empresa, visa fazer um Raio x gratuito em 70 mil empresas de 23 cidades selecionadas no Estado de Goiás, até o próximo mês de julho, ou seja, em apenas 4 meses de duração. Nesses dias de pandemia, o passo a passo do programa foi adequado para um atendimento presencial adequado. “O programa é uma revolução, porque o Raio x permite a empresa corrigir os números, planejar o futuro, melhorar a parte tecnológica, atualizar e renovar resultando em crescimento”, pontuou.   

Sebrae na Sua Empresa 

O gerente da Regional Metropolitana do Sebrae em Goiás, Éder Oliveira, explicou que o programa consiste na visita in loco dos 113 consultores nas empresas com perfil de micro e pequenos negócios encontrados no banco de dados do Sebrae, Aciag e CDL. Éder disse que a proposta inicial do programa Sebrae Na Sua Empresa é identificar os pontos que podem melhorar a lucratividade e a produtividade dos negócios. Os consultores são os Agentes Locais de Inovação (ALI) que atuarão no programa sem custo para o empresário, pois é 100% subsidiado pelo Sebrae e seus parceiros. 

“Para que ocorra transformação, o empresário será ouvido por um consultor experiente. O empresário também responderá um questionário com 29 questões que diagnosticará o chamado Raio x, que identificará as principais fragilidades  e oportunidades do negócio em três temáticas: Planejamento, Gestão Financeira e Mercado e Vendas. O resultado do Raio x é enviado automaticamente para o e-mail que indicará soluções, capacitações, conteúdos, e ferramentas que podem ajudar o empresário na alavancagem do negócio ”, ressaltou. 

Os empresários interessados em receber a visita de consultor devem entrar em contato pelo 0800 570 0800. O programa é fruto de uma parceria firmada entre o Ministério da Economia, o Senai, a ABDI e o Sebrae, voltado às micro e pequenas empresas do setor de comércio e serviços. 

Entidade ensinará alunos do município a fazer negócios e abrir empresas     

Marlúcio Pereira, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, em conversa com o DA, frisou que o Sebrae é um importante expoente capaz de ampliar as micro e pequenas. Segundo ele, a união da prefeitura com as entidades classistas vai fazer história no município. Adiantou ainda que está desenvolvendo o projeto que levará o Sebrae para dentro das salas de aula aparecidenses.  

“O Sebrae abre a cabeça das pessoas, que por vezes tem potencial, mas falta despertamento. Gostaria de salientar que a secretaria está com um projeto de levar o Sebrae a todas as escolas municipais e estaduais. Vamos formar os professores para ensinar as crianças a fazer negócios e abrir pequenas empresas dentro das escolas.”, afirmou Pereira. (A.P.A)  

Linhas de créditos são uma das principais dificuldades enfrentadas pelas empresas 

Valdir Aciole, coordenador Administrativo e Comercial do CDL revelou que a entidade conta com mais de 1500 associadas empresas em Aparecida. Ele disse que o programa oferecido pelo Sebrae fortalece as ações da CDL junto às empresas no município e tem grande força por ser gratuito. Ele aproveitou para se referir a uma das grandes dificuldades das empresas, que são as concessões de linhas de crédito. 

“Acho importante pontuar que por conta da pandemia muitas empresas perderam receitas e resultados financeiros o que dificulta para conseguirem linhas de crédito. A realidade do cenário financeiro é a seguinte: se você não tem uma contrapartida para oferecer, não há chances de conseguir linhas de créditos. Por isso estamos buscando junto com o Sebrae e outras frentes, iniciativas que ajudem de fato os empresários a melhorar suas entregas, sua performance de resultados e principalmente melhorar sua mão-de-obra, para ter chances de sobrevivência e avanços”, colocou. (A.P.A)

Ana Paula Arantes

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo