Notícias

Secretaria de Saúde alerta população sobre a necessidade de manter os cuidados preventivos à Covid-19

Desde o mês de março, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem lançado diversas estratégias para prevenção e enfrentamento à Covid-19 na cidade. O município investiu na testagem em massa, monitoramento dos casos positivos e eficiência da assistência em Saúde. Até ontem (01), já foram realizados mais de 92 mil testes do tipo RT-PCR, padrão ouro para diagnóstico da doença, e estruturados 240 novos leitos hospitalares, sendo 130 Unidades de Tratamento Intensivo (UTI´s).

Contudo, Secretaria de Saúde faz um alerta para a população sobre a necessidade de manter os cuidados preventivos da doença, como lavagem e higienização da mãos e uso de máscaras. Pasta também reforça a importância de procurar atendimento médico em caso de sintomas.

“Já vamos completar seis meses de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus em Aparecida e muitas pessoas podem estar relaxando nas medidas de prevenção. Precisamos ficar atentos! Nossa principal arma contra o Sars-Cov-2 ainda é a correta lavagem das mãos, o uso das máscaras, a higienização de objetos e, sempre que possível, o distanciamento social”, afirmou o superintendente de Atenção à Saúde, Gustavo Assunção.

Segundo o gestor, a rede de saúde municipal tem sido fortalecida diariamente, mas a colaboração da população é fundamental: “Nós conseguimos estruturar 240 leitos hospitalares, mas os cuidados devem continuar. Tenho reforçado sempre que possível a recomendação para as pessoas não esperarem o agravamento dos sintomas para procurar atendimento médico. A intervenção precoce salva vidas! Nossas 40 UBSs e três UPAs 24h estão prontas para atender a todos”

O superintende explicou que em Aparecida todos os pacientes positivos para a Covid-19 são acompanhados pela Central de Telemedicina e os dos grupos de risco passam por um programa específico de monitoramento: “Nós temos 13 pontos de realização do teste para diagnóstico da Covid. Todos que estiverem com sintomas podem procurar diretamente uma de nossas unidades de saúde ou ligar no 0800-646-1590 e agendar o exame. Quanto mais rápido o cidadão procura atendimento e realiza o RT-PCR, mais precocemente iniciamos o monitoramento, evitando agravamentos e óbitos. Essa é uma doença que nova que pode evoluir rapidamente. Por isso, fiquem atentos e mantenham os cuidados”, finalizou.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo