Aparecida

Aparecida: Secretaria de Segurança “é só mudança de nomeclatura” e segue no papel

A promessa do prefeito Gustavo Mendanha, na campanha da reeleição do ano passado, no sentido de criar uma Secretaria Municipal de Segurança Pública para integrar as ações com as Polícia Civil e Polícia Militar, tanto na parte de trânsito quanto na parte de vigilância, foi cumprida à risca. 

Só que… no papel. No novo organograma da prefeitura, definido por uma “reforma administrativa” aprovada às pressas pela Câmara de Vereadores no final do ano passado, lá está ela, a Secretaria de Segurança. Em anexo, foram acrescentados novos cargos, inclusive com altos salários, como os de secretário executivo, diretores e superintendentes.

Na prática, a pasta, hoje com 50 dias desde que foi iniciado o 2º mandato do prefeito Gustavo Mendanha, ainda não mostrou a que veio. Há pessoas nomeadas, já na folha de pagamento, inclusive um titular interino, Roberto Cândido, também comandante da Guarda Civil Municipal, ex-secretário municipal de Mobilidade e Defesa Social. 

Roberto Cândido não tem sequer um gabinete para trabalhar. A “reforma administrativa” de Gustavo Mendanha superlotou os andares da Cidade Administrativa, a ponto de se comentar nos corredores, em tom jocoso, que há secretários e assessores de alto nível despachando das dependências do restaurante, que fica em frente ao prédio da prefeitura.

Procurado pela reportagem, o secretário interino Roberto Cândido atendeu e, ao ser perguntado sobre o local onde está trabalhando, alegou não poder falar naquele momento e pediu retorno para mais tarde. Não ligou e não mais atendeu a nenhuma ligação do Diário de Aparecida (matéria fechada às 17 horas da sexta-feira, 19).

Da mesma forma, a Secretaria Municipal de Comunicação foi acionada, via WhatsApp, para falar sobre o assunto. Nenhuma resposta foi dada para a pergunta: “Onde funciona a Secretaria Municipal de Segurança?”. Um telefonema para o PABX da Cidade Administrativa, com pedido de transferência da ligação para a secretaria, obteve uma resposta resumida da telefonista: “Aqui não tem essa secretaria”.

Segundo o primo do prefeito Gustavo Mendanha, o advogado Davi Mendanha, um dos nomeados para os cargos da Secretaria, na função de secretário executivo, atendeu ao DA e explicou que, de fato, não há ainda instalação física para a pasta e que o secretário interino segue despachando no seu antigo gabinete na Secretaria de Mobilidade e Defesa Social, que foi extinta com a “reforma administrativa”. Davi Mendanha informou que “não há gabinete da Secretária Municipal de Segurança porque houve apenas uma mudança de nomenclatura quanto à Secretaria de Mobilidade e Defesa Social.”

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo