Aparecida

Redução de homicídios em Aparecida é uma das maiores dentre os municípios goianos

A Polícia Militar de Goiás, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP), divulgou no último domingo, 13, a estatística de redução criminal dos crimes de homicídio em todo o Estado. E, mais uma vez, o 2º Comando Regional de Polícia Militar (2º CRPM), responsável pelas macrorregiões de Aparecida de Goiânia e Senador Canedo, voltou a ser destaque. De acordo com os dados divulgados, do dia 1º ao dia 12 de junho de 2020, foram registrados, no 2º CRPM, cinco homicídios. Nesse mesmo intervalo, durante este ano, registrou-se apenas uma ocorrência dessa modalidade.

Ao Diário de Aparecida, o assessor de comunicação social do 2° CRPM de Aparecida de Goiânia, major Wanderley Alves Moura, enfatizou que, em termos percentuais, isso representa uma diminuição de 80% numa das modalidades mais graves de crimes.

“Entre os 19 Comandos Regionais, o 2º CRPM ficou em segundo lugar em termos de redução percentual e em primeiro lugar em termos de redução absoluta. Esses resultados confirmam a tendência de redução criminal observada ao fim de cada ciclo e mesmo as oscilações estão ocorrendo dentro de uma margem aceitável”, disse.

Ele explica que, atualmente, existe uma certeza matemática de que Goiás caminha a passos largos para se tornar um dos Estados mais seguros da Federação, graças ao apoio e aos grandes investimentos na Segurança Pública.

ONU
Para ter um comparativo, a Organização das Nações Unidas (ONU) considera aceitável a incidência de dez homicídios para cada grupo de 100 mil habitantes. Quando se considera a população residente na área circunscrita ao 2º CRPM, percebe-se o quanto os números de homicídios dessa região ficaram abaixo da estatística considerada aceitável até para os países desenvolvidos. Naturalmente, o ideal é que nenhuma vida fosse perdida por causa da violência.

“O processo de aprimoramento das ações policiais precisa ser contínuo e a aferição dos dados serve inclusive para identificarmos erros e acertos na política de segurança pública. Está provado, por exemplo, que a repressão ao tráfico de drogas, o combate às facções criminosas e a inteligência policial são elementos-chave na redução dos índices criminais”, concluiu Moura.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo