Goiás

Seds capacita municípios contra violência doméstica

O Governo de Goiás, por meio Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), promove, para os municípios que manifestam interesse em implementar o Pacto Goiano pelo Fim da Violência contra a Mulher,  cursos de capacitação, pela plataforma de Ensino a Distância (EaD). A ferramenta foi criada pela Superintendência da Mulher e da  Igualdade Racial, da Seds, em parceria com o Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO) e o Ministério Público de Goiás (MPGO).

Com o tema Violência de gênero: fundamentos e metodologia para o atendimento psicossocial, o curso tem o intuito de capacitar a rede municipal que desenvolve ações para o enfrentamento à violência doméstica. “Quando o município manifesta interesse em aderir às ações do pacto, antes de entrarmos nas ações, fazemos uma contextualização histórica sobre o papel da mulher na sociedade, quais são os tipos de violência, qual o ciclo da violência, e apresentamos mecanismos de auxílio e suporte”, explica a superintende Rosi Guimarães.

Psicóloga do Centro de Referência em Assistência Social (Crei), Larissa Carvalho detalha as etapas de implementação e ressalta que a Seds incentiva a implementação, também, dos grupos reflexivos. “Realizamos primeiramente uma videoconferência para acertarmos os detalhes e o funcionamento da rede municipal no que tange às possibilidades de implementação do Grupo Reflexivo”, esclarece.

Segundo Larissa, a procura e a disponibilidade para novas turmas são contínuas. “Cada turma se refere a cada município ou órgão que nos procura. Atualmente, estamos com dez municípios em andamento, mas, como fazemos as reuniões com cada um separadamente, o fluxo está sempre aberto”, finaliza.

Fonte: Seds – Governo de Goiás

Você pode se interessar:

Comments are closed.

Mais em:Goiás