Entretenimento

Seds oferece parcerias do Governo de Goiás para projeto da juventude de Pirenópolis

Ainda em agenda nesta sexta-feira (26/02), em Pirenópolis, a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), do Governo de Goiás, participou de reunião na Comunidade Educacional de Pirenópolis (Coepi), para conhecer o projeto Sexta Jovem. 

A superintendente da Criança, Adolescente e Juventude, Valéria Machado, representou a secretária da Seds, Lúcia Vânia, e falou a dirigentes da comunidade e do projeto das políticas sociais oferecidas a adolescentes e juventude pelo governo estadual. 

A Coepi é uma Organização Não Governamental (ONG), que há 25 anos desenvolve atividades culturais e atende a até 60 alunos em algumas delas. Ela é apoiadora do Sexta Jovem, que, segundo sua coordenadora, Jasmim Madueño, surgiu por iniciativa de dois jovens pirenopolinos que resolveram criar um espaço para apresentarem seus talentos. 

“Uma galerinha da cidade fez um show de talentos por conta própria no Theatro de Pirenópolis. Quem tinha algum talento podia se apresentar. Nas sexta-feiras, eles priorizavam os jovens, e isso deu o nome ao movimento. A Coepi resolveu apoiar com equipamentos e instrumentos”, explica ela. 

Por dificuldades financeiras e falta de apoio, o evento deixou de existir. Em 2020, liderado pela Coepi, e com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás e da Prefeitura de Pirenópolis, um movimento iniciou o trabalho de retoma e de expansão da Sexta Jovem.

“Estamos otimistas para que ela seja realizada de fato assim que passarem as restrições devido à pandemia de Covid-19. Enquanto isso, seguimos aprimorando o planejamento, buscando parcerias e apoio financeiro para expandir ações”, diz Jasmim.
 
Coordenador de multimídia da Coepi, Tadeu Costa ressaltou, na reunião, que a Sexta Jovem dará aos jovens talentos de Pirenópolis a oportunidade de serem olhados com olhar profissional. “Com a realização desse evento, com certeza, vamos estimular mais jovens a participarem.”

Jasmim explicou também que o eixo do projeto é a produção cultural, e que o intuito é que os jovens participantes desta próxima edição se engajem e ajudem a promover cada vez mais o evento. 

“Buscaremos parcerias para darmos apoio e acompanhamento para os que se destacarem nas apresentações. Vamos oferecer também uma oficina de mentoria para torná-los jovens empreendedores. Para atuarem já no evento”, explica ela. 

A superintendente da Seds Valéria destacou os programas de incentivo ao empreendedorismo e formação profissional sob responsabilidade da secretaria e das parcerias do Governo de Goiás, como o Jovem Empreendedor. 

“Com uma capacitação para que se formalizem e tenham uma visão empreendedora, esses jovens pirenopolinos poderão ser os futuros artistas contratados, por exemplo, para eventos como o Canto da Primavera”, disse Valéria. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo